Notícias



Pah

Sete dicas para salvar o ano letivo

A galera que está em recuperação entre em desespero com a chegada dos últimos meses de aula. Alunos da Escola Estadual Normal 1º de Maio contam como tentam salvar sua pele

10/10/2014 - 07h03min

Atualizada em: 10/10/2014 - 07h03min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Alunas Tais Cristiane da Silva (violão) e Vanessa Mendes são estudantes do ensino médio

Fim do ano chegando, notas ainda longe da média e mais provas à vista. Quem nunca viveu ou viu algum colega nesta situação? O último trimestre de aula pode se tornar um filme de terror para a gurizada que não se acordar a tempo. Esse é um enredo que se repete ano após ano para a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Normal 1º de Maio, no Bairro Navegantes, Rafaela Picolli, 18 anos.
A antipatia da jovem por matemática é antiga e não há quem faça a estudante decolar na disciplina. Ela está em recuperação desde o primeiro trimestre. Com o Enem e o término das aulas chegando, ela pega o caderno emprestado dos colegas e vê vídeos de aula no YouTube para tentar correr atrás do prejuízo. Consciente, ela sabe que o momento é complicado.
- Sempre tive dificuldade em matemática, não gosto de números, o resto eu consigo levar. Tento me concentrar no começo do ano mas acabo me perdendo e no fim fico desesperada - admite.

Corrida contra o tempo

Leia outras notícias no Diário Gaúcho

Rafaela não está sozinha. Vitória, também do 3º ano da 1º de Maio, se enrola em meio a tantas fórmulas e a distância do conteúdo da aula do seu dia a dia. Resultado: na reta final ela precisa recuperar notas em matemática e química.
- Vou começar a estudar bastante agora - garante.
Vanessa Mendes, 17 anos, afirma que esta é a primeira vez que está precisando de boas notas em matemática, química e biologia.
- No começo do ano me puxei, mas depois fui desleixando, faltei demais - afirma a estudante do 3º ano.
A amiga Tais Cristiane da Silva, 17 anos, dá a dica: se não entendeu a matéria na aula, tem de revisar o conteúdo em casa.
- Já rodei de ano duas vezes e agora estou mais focada, me conscientizei - ensina Tais, no 2º ano.

Vá atrás do prejuízo

A professora de matemática, Joice Cabral de Mello, afirma que mais da metade das turmas ficam em recuperação no último trimestre. Só então começam a se dedicar de verdade às aulas. Os atrasadinhos, porém, têm mais sorte que juízo: Joice garante que se a partir de agora o estudante focar no que precisa ser recuperado, dá tempo de fechar o ano no azul.
- Muitos deixam para o final, há os que conseguem recuperar o conteúdo e aprender sozinhos, mas muitos têm dificuldade.
- Até agora, nós corremos atrás dele, agora é eles que correm atrás de nós _ brinca a supervisora-geral da escola Marilena Seitz. Para dar uma mãozinha aos estudantes, a escola proporciona reforços no turno oposto em matemática, física e português.

-
SETE DICAS PARA SAIR DO APERTO

Se você está na lista dos desesperados da turma, dá uma conferida nas dicas da supervisora-geral da Ensino Médio da Escola Estadual Normal 1º de Maio, Marilena Seitz para se salvar a tempo:

1) Caso tenha oportunidade, não deixe de participar das aulas de reforço. Nestes momentos, já diga logo ao professor onde tem mais dificuldade.

2) Pense na sua rotina e defina momentos de estudo a ela. Isso inclui também leitura. Não gosta de livros? Comece lendo sobre seus assuntos favoritos, seja uma coluna de moda ou esportes. Isso vai ajudá-lo a interpretar melhor os textos da escola.

3) Acha chato estudar sozinho? Reúna seus amigos. Um pode ajudar o outro a tirar dúvidas em uma linguagem mais acessível.

4) Caso trabalhe e tenha pouco tempo para estudar, faça grupos de estudos online _ como em um blog da turma _ ou pelas redes sociais. Usando bem estes espaços, dá para agilizar a troca de conhecimento com quem entendeu o conteúdo.

5) Fica muito tempo fora de casa? Grave as aulas e as principais explicações do professor. Escute a gravação no fone de ouvido quando estiver no ônibus, por exemplo.

6) Se não consegue entender alguma matéria, dê uma olhada em conteúdos relacionados ao assunto que você aprendeu em outras séries, isso ajuda a retomar conceitos básicos.

7) Use a internet a seu favor. Procure sites confiáveis para tirar suas dúvidas, muitos oferecem explicações detalhadas e com desenho. No YouTube é possível encontrar vídeos de aulas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias