Polêmica
Neguinho da Beija-Flor: sem dinheiro sujo, Carnaval não seria o mesmo
Músico disse que o Carnaval do Rio só alcançou o nível de hoje por causa das verbas oriundas da contravenção
A Beija-Flor de Nilópolis venceu o Carnaval do Rio de Janeiro pela 13ª vez em sua história. Mas a taça não veio sem polêmica. O enredo da escola foi de exaltação à cultura africana, homenageando a Guiné Equatorial, país que vive sob forte regime ditatorial. E as demais escolas de samba, têm ou não patrocínios "duvidosos"? Essa foi a pergunta do Timeline desta quinta-feira (19), que entrevistou o intérprete Neguinho da Beija-Flor.
Com enredo polêmico, Beija-Flor vence Carnaval do Rio
"Eu sou do tempo que desfile de escola de samba era uma bagunça. Terminava duas, três horas da tarde. Se não fosse dinheiro da contravenção, hoje não teríamos o maior espetáculo audiovisual do planeta. Agradeça à contravenção", afirmou o intérprete ao reforçar que todas recebem o dinheiro sujo.
Ele desmentiu a informação de que a Beija-Flor recebeu R$ 10 milhões do governo da Guiné, mas ponderou que o patrocínio oriundo de políticos é natural para realização dos desfiles: "A Portela também teve um patrocínio muito forte. O governador do Rio de Janeiro, o Pezão, queria que a Portela ganhasse. Vai dizer que não fez investimento? O prefeito (Eduardo Paes) é portelense doente. Vai dizer que não colocaram dinheiro na Portela?", questionou.
Apesar das polêmicas, o desfile da Beija-Flor foi apontado como "impecável" por especialistas e carnavalescos. Para Neguinho, historicamente a Europa também maltratou negros, índios, judeus e outras etnias, e mesmo assim seus feitos são exaltados. Brincalhão e "feio", segundo suas palavras, o carnavalesco, que comanda o samba enredo na Sapucaí há 40 anos, valorizou o espaço dado pela mídia: "Deixa falar. Eu não sou bonito, nem to namorando a Brooke Shields (atriz norte-americana, estrela do filme "A Lagoa Azul", de 1980), mas se você falar vai ser excelente pra mim. Neguinho é bonito e tá namorando a Brooke Shields. Isso é o mesmo que os R$ 10 milhões. Deu mídia. Deixa falar".
A entrevistou terminou com Neguinho da Beija-Flor cantando o samba-enredo de 2015. Quer ouvir? O papo está na íntegra, no link abaixo:
>>> As informações são da Rádio Gaúcha