Notícias



Opinião

Antônio Carlos Macedo: degradação da Praça Florida

Colunista do Diário Gaúcho fala sobre uma das mais tradicionais áreas de lazer Porto Alegre, que está dominada pelo tráfico de drogas

06/03/2015 - 06h05min

Atualizada em: 06/03/2015 - 06h05min


Bruna Vargas / Agencia RBS

Localizada no Bairro Floresta, entre a Avenida Farrapos e a Rua São Carlos, a Praça Florida é uma das mais tradicionais de Porto Alegre. Além de área de lazer, o espaço criado nos anos 1920 é referência esportiva, principalmente na formação de jogadores de Vôlei e basquete. Desde 1980, abriga também a Escola Municipal de Ensino Infantil Meu Amiguinho.

Todas essas referências, no entanto, não impediram a degradação do seu entorno. O grande problema está na falta de segurança gerada pelo tráfico de drogas e pela violência provocada pelas pessoas que ocupam a região, especialmente à noite. O local também é ponto de prostituição, mas esse é considerado um transtorno secundário. Para superar as dificuldades, o ponto chave é o reforço no policiamento. A presença de policiais, hoje escassa, é considerada fundamental para afastar os maus elementos que ameaçam a população e o comércio. Além disso, a comunidade pede um novo estudo urbanístico para modernizar a praça, que precisa renovar suas calçadas, bancos e espaços de convívio social e esportivo. Com a palavra, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a repartição responsável pelos parques e praças da cidade.

Leia outras colunas de Antônio Carlos Macedo

Bolso alheio

O Ministério de Minas e Energia confirma para o próximo dia 16 o aumento da presença de etanol na gasolina. A mistura vai passar dos atuais 25% para 27%. Mesmo sem alteração de preços, a mudança aumentará a despesa dos proprietários de automóveis. A razão é simples: a maior quantidade de álcool na gasolina vai diminuir o rendimento dos carros, aumentando o consumo de combustível. Logo, o motorista vai gastar mais para percorrer o mesmo trajeto. Tudo para socorrer os usineiros, que estão com grandes estoques de etanol armazenados. Coisas de um país onde as autoridades não fazem cerimônia para ajudar os outros às expensas do bolso alheio.

Leia outras notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias