Espaço do Trabalhador
Carnê da Cidadania é verdadeiro, alerta Sebrae
Boatos deixaram microempresários em alerta, porém, boleto enviado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa deve ser pago
Para tirar as dúvidas de quem pensa tratar-se de uma fraude, o Carnê da Cidadania, que está sendo enviado pelos Correios para micros e pequenos empresários de todo o país, é verdadeiro. Quem faz o alerta é o Sebrae: o documento deve ser pago na data de vencimento.
A gerente de Atendimento do Sebrae-RS, Viviane Ferran, conta que o número de atendimentos no telefone 0800-570-0800 dobrou nesta segunda-feira, 23 de março, em função de boatos que estavam sendo propagados via redes sociais.
- Os carnês completos começaram a chegar e são diferentes do ano passado, mas devem ser pagos normalmente. As postagens geraram insegurança, mas os empresários podem ficar tranquilos. O carnê correto é colorido, tem código de barras, e as informações dos dados da empresa devem estar corretas e completas - orienta Viviane.
Após a divulgação do novo valor do salário mínimo (R$ 788), a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) enviou o Carnê da Cidadania 2015 para cerca de 5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs).
Segundo o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, a alta inadimplência motivou o envio dos carnês pelos Correios.
- O MEI utilizou o portal para se inscrever, mas não tem o hábito de utilizar a internet também para imprimir os boletos todos os meses, por isso, resolvemos voltar ao velho e bom carnê - explica.
Leia mais notícias
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que mantém o pagamento das parcelas em dia têm direito a benefícios como, aposentadoria por idade, licença-maternidade, auxílio-doença, entre outros.
Os empresários que preferirem podem continuar baixando o boleto mensal pelo Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br. Para esclarecer outras dúvidas sobre o pagamento do Carnê da Cidadania, ligue para 0800-570-0800.
Curta nossa página no Facebook