Seu problema é nosso!
Em Porto Alegre, bueiros entupidos e canos pequenos causam alagamentos até sem chuva
Moradores da Rua Argentina Flores, no Bairro Rubem Berta, já pensam em deixar suas casas
Desesperada e a um passo de abandonar a casa onde mora há 37 anos. Assim está a auxiliar de serviços gerais Ana Paula Martins de Menezes, 38 anos, residente na Rua Argentina Flores, 54, Bairro Ruben Berta. O motivo: constantes alagamentos do esgoto.
Ana explica que o problema já dura há muitos anos, tendo piorado com o calçamento da rua.
- Os canos são antigos, não dão conta do volume que passa por eles. Um agravante: na esquina, uma construção sobre a rede piorou o que já estava ruim - afirma Ana.
Conforme a moradora, nos fundos da casa a água leva até cinco dias para escoar. E com a acumulada na rua acontece a mesma coisa.
Ana Paula se diz muito cansada da situação. E enfrenta o fato de ter perdido o emprego. Não consegue dormir, preocupada com o alagamento. De manhã, não tem como sair no horário para o trabalho. Não bastasse a água nos fundos e na frente da casa, agora está vertendo do piso.
- Além de tudo, de seis em seis meses, somos obrigados a gastar R$ 600 pagando uma desentupidora para amenizar a situação.
Rede está mais obstruída do que esperado
De acordo com a Seção Norte de Conservação do Dep, a rede pluvial local está mais obstruída do que o esperado. Após inspeção realizada nessa terça-feira, 10, foi encontrada grande quantidade de brita e areia dentro da canalização. No mesmo dia, a equipe do departamento fez uma limpeza paliativa com caminhão-hidrojato e a água está começando a baixar. Para a próxima semana, está programando um hidrojateamento com um equipamento mais potente para finalizar o serviço de limpeza e desobstrução da rede.
Leia todas as notícias do dia
Curta nossa página no Facebook