Notícias



Seu problema é nosso!

Em Sapucaia do Sul, valão transbordou e alagou casas na Rua Capistrano de Abreu

Moradores ficam sempre apreensivos quando chove

10/03/2015 - 07h01min

Atualizada em: 10/03/2015 - 07h01min


arquivo pessoal / arquivo pessoal

Os moradores da Rua Capistrano de Abreu, no Bairro Walderez, em Sapucaia do Sul, não querem nem lembrar da quarta-feira da semana passada. A chuvarada foi assustadora. E as consequências... Bem, a foto fala por si.

A dona de casa Letícia Aparecida da Silva, 23 anos, conta:
- O valão transbordou, a água entrou em várias casas, foi de apavorar. Eu tenho duas crianças pequenas - um menino de quatro anos, e uma menina de três. Eles ficaram muito assustados.

O estrago foi praticamente em toda a rua. Letícia lamenta a situação de uma vizinha, grávida, que perdeu o enxoval do bebê.
Segundo o pessoal do bairro, o grande problema é o valão que passa ali. Como a limpeza feita normalmente pela prefeitura é superficial, o lixo volta e a situação se repete. Os detritos deveriam ser retirados, bem como o valão canalizado.

Letícia lembra que os poucos veículos que passaram pela rua durante a chuva chegavam a fazer ondas.

- Não dava para atravessar a pé. Colocamos dois cobertores grossos na porta da garagem para impedir a entrada da água. Mas a barricada não funcionou - conta a moradora, lembrando que um rapaz se segurou na grade de sua casa para não ser levado pela correnteza.

Os moradores mais antigos do Walderez afirmam que a situação já foi pior. E lamentam que ainda perdure. Na quinta-feira, depois do temporal, novamente funcionários da prefeitura estiveram lá, afastaram o lixo, e deixaram à espera da próxima chuva.

Prefeitura diz o que foi feito

A prefeitura diz que atendeu prontamente os moradores da Rua Capistrano de Abreu durante a forte chuva que ocorreu na última quarta-feira, dando todo o suporte com equipes da Defesa Civil e das secretarias de Obras, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Social. A Secretaria de Obras desobstruiu os canos do valão e retirou todo o entulho que impedia a passagem da água.

A Secretaria de Desenvolvimento Social atendeu as famílias atingidas com mantimentos, cobertores, colchões, entre outros, e a Secretaria de Mobilidade fez a limpeza do local. O secretário municipal de Serviços e Mobilidade Urbana, Adão da Silva, disse que na tarde de ontem uma equipe da secretaria iria até o local para averiguar a situação e caso ainda houvesse entulhos fazer a retirada. Na manhã de hoje está programado um novo mutirão de limpeza no bairro.

Leia todas as notícias do dia

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias