Seu problema é nosso!
Lixo, mato e ratos em terreno baldio, em Canoas, afligem moradora de Canoas
Localizado na Avenida Ramiro Barcelos o pátio está abandonado desde 2011
Sabrina Abreu, 34 anos, moradora de Canoas, reclama de um problema que parece ser uma das questões que mais incomodam moradores de áreas urbanas nos dias de hoje. Ela não suporta mais a sujeira de um terreno baldio em frente à sua casa, na Avenida Ramiro Barcelos, 2175, no Parque Ozanã.
A leitora conta que abriu um protocolo em 2013, mas até hoje não viu providências. Ela diz que o local propiciou a criação de ratos enormes.
- Eles passeiam à noite pelas residências. Todos sabem o perigo que representam - alerta.
A servidora pública explica ainda que o local está abandonado pelo menos desde 2011. Ela diz que não há mais calçadas e nem bueiro para escoamento. Assim, em dias de chuva enche de água.
Sem contar que a visibilidade para a avenida se torna impossível.
- Há um grande perigo de acidentes. As pessoas se obrigam a caminhar no meio da rua - diz, enfatizando que o lixo e o mato já avançaram quase um metro na via.
Carrapatos no pátio
A moradora cita um exemplo do desespero que se instalou na vizinhança.
- Outro dia, cheguei do trabalho e havia um rato enorme comendo no prato do meu cachorro. Agora, só coloco ração quando estou por perto e fico esperando o meu cachorro terminar sua refeição.
Outro problema apontado por Sabrina: um surto terrível de carrapatos. Ela conta que se obriga a colocar veneno toda semana no pátio.
A moradora conta que abriu o primeiro protocolo em 2013. Na prefeitura ficou sabendo que outro terreno havia sido limpo por engano. Outro procedimento administrativo foi encaminhado por ela em 2014, fora os abertos por vizinhos.
Notificação ao dono
Após contato do Diário Gaúcho, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) de Canoas informou que enviaria sua equipe de fiscalização ao local indicado pela leitora. A intenção era vistoriar a área e fazer uma notificação ao proprietário do terreno.
A secretaria aproveita para fazer uma orientação: as reclamações devem ser registradas junto à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). Quem entrar em contato recebe um número de protocolo para acompanhar seu processo. A CAC fica na Rua Ipiranga, 120, Centro de Canoas. Atende pelo telefone 0800 510 1234.
Leia todas as notícias do dia
Curta nossa página no Facebook