Bicharada
10 dicas para perceber se o seu animal de estimação está doente
Fique atento aos sinais que os bichinhos emitem para garantir a saúde e o bem estar deles
Muitas pessoas têm dificuldade de identificar quando o animal de estimação está doente. Na maioria das vezes, os bichinhos emitem sinais de fácil percepção quando não estão bem de saúde. É preciso estar atento para evitar futuras complicações e garantir a saúde e o bem estar do seu amigo de quatro patas por muitos anos. A médica veterinária Patrícia Radl listou 10 alterações comportamentais e físicas nos animais que podem ser facilmente observadas por seus donos. Confira as dicas!
1 - Animal quieto, abatido ou triste: se o seu bichinho está muito quieto, não quer brincar, ou passa grande parte do tempo dormindo, pode ser que ele esteja com alguma doença física ou, até mesmo, depressão.
2 - Perda grande ou total do apetite: se perceber que o animal não está comendo, ou comendo menos do que o normal, mesmo quando lhe é oferecido seu alimento preferido, é hora de ir ao veterinário.
3 - Emagrecimento: se ele continua se alimentando normalmente e, mesmo assim, emagrece, é um sinal de que algo não está bem.
4 - Vômito: se o bicho vomitou uma ou duas vezes, é preciso mantê-lo em observação. Se os sintomas persistirem ou vierem acompanhados de diarreia, tristeza e falta de apetite, é necessário levá-lo ao veterinário.
5 - Diarreia: existem muitas causas de diarreia. Se for persistente e estiver associada a vômitos, tristeza e falta de apetite, é um forte indício de que o cachorro está doente.
6 - Cansaço fácil: se seu animal é ativo e brinca bastante, mas começou a se cansar com facilidade, pode ser sinal de alguma doença cardíaca ou respiratória.
7 - Aumento na ingestão de água ou na frequência urinária: também são indicações de que o bichinho pode estar doente. Relate isso ao veterinário.
8 - Olhos: quando estão vermelhos, esbranquiçados, lacrimejando ou com excesso de secreção, são sinais de algumas doenças como olho seco, úlceras na córnea, problemas nas pálpebras ou cílios e catarata.
9 - Mau hálito: acúmulo de placa bacteriana ou de tártaro pode resultar em gengivites e perda de dentes. Lesões orais podem ser a porta de entrada para bactérias que se alojam no coração. Isso pode levar a complicações cardíacas. Doenças renais e diabetes também podem causar mau hálito.
10 - Secreção nasal: se o seu animalzinho apresenta pouca secreção transparente e aquosa, não há motivo para preocupação. Porém, se for abundante ou vier acompanhada de espirros ou tosse ou for esbranquiçada, amarelada, verde ou com mau cheiro, é motivo de alerta. Pode ser sintoma de alergia, infecção, cinomose, fístulas entre outras doenças.