Notícias



Opinião

Antônio Carlos Macedo: luz é segurança

Colunista do Diário Gaúcho elogia projeto da Prefeitura de Porto Alegre para revitalizar a iluminação pública de 29 parques e praças

23/04/2015 - 06h41min

Atualizada em: 23/04/2015 - 06h41min


Camila Hermes / Especial
Parque Farroupilha, a Redenção, é um dos locais onde a iluminação é bastante precária

Somos de tal forma engolidos pelas notícias ruins que acabamos esquecendo de registrar as coisas boas. Elas são mais escassas, mas existem. É o caso do projeto Porto Alegre Mais Iluminada, lançado pela prefeitura para revitalizar a iluminação pública de 29 parques e praças da Capital. As obras vão começar pelo Parque Mascarenhas de Moraes, no Bairro Humaitá, onde o número de luminárias passará de 72 para 219. Ele foi escolhido por ser um dos maiores e mais movimentados da cidade, ocupando 18,3 hectares que incluem reserva ecológica, campo de futebol, cancha de bocha, pista de patinação, quadras esportivas e churrasqueiras.

O trabalho começará na primeira quinzena de maio, com prazo de execução de dois meses. Nos demais espaços públicos, as novas lâmpadas serão instaladas ao longo do ano, com investimentos de R$ 2,3 milhões. Mais do que permitir o uso noturno das praças e parques, uma iluminação de qualidade é fundamental para garantir maior proteção ao cidadão. Diante da violência que campeia por aí, luz virou sinônimo de segurança. Daí, a importância da iniciativa.

Leia outras colunas de Antônio Carlos Macedo

WhatsApp em Canoas

Ferramenta de uso cada vez maior para conectar as pessoas, o aplicativo WhatsApp auxilia moradores e comerciantes de Canoas no controle da evolução das obras de revitalização do Centro. Dois grupos monitorados pela prefeitura agilizam o contato da comunidade com o poder público e a empreiteira responsável pelo serviço, facilitando a correção de eventuais problemas.

É a tecnologia utilizada em benefício da coletividade. Um exemplo para ser seguido em outros setores, não apenas na área pública, mas também pelas empresas privadas responsáveis por serviços públicos essenciais, como transporte, coleta de lixo, luz e telefonia. As obras que vão melhorar a área central canoense estão orçadas em R$ 5,49 milhões e devem estar prontas até agosto.

Leia outras notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias