Notícias



Seu problema é nosso

Comunidade do Bairro Marechal Rondon, em Canoas, com medo das abelhas

Enxame está alojado em um poste na Praça Décio Rosa

16/04/2015 - 11h05min

Atualizada em: 16/04/2015 - 11h05min


arquivo pessoal / leitor

Um enxame de abelhas alojado em um poste na Praça Décio Rosa, Bairro Marechal Rondon, em Canoas, incomoda quem utiliza a praça como local para atividades físicas. É o caso do aposentado Elso Correa, 70 anos. Há pelo menos um mês, Elso vem informando a prefeitura e ao Diário Gaúcho sobre o risco de ataque das abelhas. Um vizinho dele chegou a ser picado no rosto enquanto caminhava na praça, no mês passado.

- Isso aí é um baita problema porque elas podem picar as pessoas a qualquer momento. O que mais incomoda a gente é que a prefeitura e a AES não se combinam para resolver isso de uma vez - reclama.

Além do problema das abelhas, o aposentado observa que a praça, que é bem frequentada pela comunidade, recebe pouca manutenção. Diz que a vegetação está alta, o lixo das lixeiras com frequência não é recolhido, e que nunca vê os servidores da prefeitura trabalhando na conservação do local.

- Uma pena que um lugar tão bom para as pessoas circularem esteja tão atirado - lamenta.

Prefeitura e AES vão retirar o enxame

Para retirar o enxame do poste, a prefeitura de Canoas precisa que a AES Sul desligue a rede elétrica para evitar risco de choque. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas (SMMA) informou que as abelhas estão distante cerca de 20cm do transformador, no alto do poste. Por esse motivo, os funcionários da SMMA e os bombeiros não podem mexer no local sem que a rede elétrica seja desligada. Segundo a prefeitura, a AES se comprometeu a resolver o problema.

Para isso, recebeu autorização da secretaria no dia 27 de março. Ao receber a informação, dia 13, de que as abelhas continuavam rondando as pessoas, a SMMA renovou a cobrança à AES Sul para a tomada de providências e aguarda, ainda, uma posição da companhia.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias