Seu problema é nosso!
Moradores da Rua Bastian, em Alvorada, aguardam asfalto já aprovado em consulta popular
Prefeitura afirma que pavimentação não será efetivada
Para os moradores da Rua Bastian, Bairro São Pedro, em Alvorada, o sonho de ter a via asfaltada virou pó. Poeira, aliás é o que não falta por ali. Tanto, que basta abrir a casa que uma nuvem vermelha se espalha pelos cômodos. Além de dobrar o serviço das donas de casas, toda essa sujeira afeta também a saúde dos moradores do local.
- Meu filho tem rinite alérgica, está sempre atacado e correndo para o médico. Mesmo quem não tem problemas de saúde sofre com a poeira. Além disso, basta eu virar as costas depois de limpar, que está tudo sujo de novo - afirma a diarista Marta dos Santos da Silva, 30 anos.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Morando na Rua Bastian há três meses, Marta já trabalhava em uma lanchonete no endereço, antes de comprar sua casa no local, e viu os demais moradores lotarem um ônibus para irem à reunião da Consulta Popular, no final do ano passado, que aprovaria a pavimentação da rua.
- Além dessa reunião, fizeram também um abaixo-assinado que foi assinado até por mim - conta.
De acordo com Marta, a obra já deveria começar até junho, pois outras 15 ruas também receberão asfalto a partir da metade ano.
Leia mais notícias do dia
- Fui até a secretaria de Obras e me disseram que o que tinha sido aprovado ano passado não valia mais porque mudou o Governo do Estado. Também disseram que se a gente quisesse pavimentação deveria fazer outro abaixo-assinado e que ele seria encaminhado para um novo processo, mas todo mundo quer asfalto - comenta.
Além da poeira que levanta com o vento, a grande movimentação da rua também colabora para agravar a situação. Nela, passam ônibus e muitos carros que vão ao mercado que está localizado ali.
Curta a nossa página no Facebook
A solução paliativa para o problema é dada pelos moradores, que ligam suas mangueiras para molhar a rua e, assim, baixar a pó.
- A prefeitura não coloca nem saibro, só patrola.
Enquanto isso, Marta desiste de lavar o carro do marido e também de abrir uma lancheria própria, já as roupas brancas são secadas em varais dentro da casa, que permanece fechada a maior parte do dia.
- Dia 31, lavei o carro à noite, e dia 1º pela manhã ele já estava coberto de poeira. Como vou lidar com comida desse jeito? - questiona-se.
Carro um dia depois de ser lavado. Foto: Arquivo Pessoal
Asfalto não sai
A prefeitura de Alvorada, através de sua assessoria de imprensa, esclarece que o asfalto da rua foi aprovado por meio da Consulta Popular realizada no governo anterior. A prefeitura entrou em contato com a Metroplan, que informou que a obra de pavimentação não será efetivada no momento devido ao decreto de moratória do atual governo do Estado determinando o não pagamento de obras da administração anterior.