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Seu problema é nosso

Atraso na escola por conta do transporte público em Cachoeirinha

Moradora do Bairro Vista Alegre reclama de atraso na lotação

12/05/2015 - 10h08min

Atualizada em: 12/05/2015 - 10h08min


arquivo pessoal / leitor

Há mais de uma semana a estudante do ensino médio Jaqueline Martins, 16 anos, chega atrasada na escola porque a lotação Fátima via Big não tem cumprido o horário. Ela pega o veículo em uma parada na Avenida José Brambilla, Bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha, e a lotação que deveria passar às 7h20min, tem passado às 7h38min ou mais tarde. O resultado é que Jaqueline chega na escola depois do horário de entrada, que é 7h45min.

Preocupada com os atrasos, a estudante diz que entrou em contato com a empresa Stadtbus por telefone, mas o problema não foi resolvido.

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- Levo 15 minutos para chegar ao meu destino. Fico mofando na parada de ônibus e nada da lotação chegar. Não tenho outra opção, pois ônibus não passa onde eu moro. Outras pessoas também estão sendo prejudicadas - reclama Jaqueline.

Empresa notificada

Além da Stadbus, que tem a concessão das linhas de transporte de Cachoeirinha, a estudante também poderia ter ligado para a Secretaria de Mobilidade do município para tentar resolver a situação. O diretor administrativo Eduardo Keller explica que todas as reclamações são verificadas pela equipe de fiscalização.

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Além de ligar para a secretaria, abrir um protocolo na prefeitura é uma medida bem eficaz porque os fiscais têm sete dias para responder a denúncia ao cidadão, além de notificar a empresa.

Fiscalização

O assistente operacional da Stadtbus, Roger Nascente, afirma que não houve mudanças na linha seletiva, e que todos os horários estão sendo cumpridos conforme tabela que pode ser conferida no site da empresa (www.stadtbus.com.br), mas que será posto um fiscal durante esta semana no local, para avaliação do caso.

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- A frequência de horários no período da manhã é em torno de 10 a 15 minutos, então ficaria praticamente impossível que algum cliente fique esperando por trinta minutos uma lotação. Lembramos que se a micro estiver lotada, não podemos transportar passageiros em pé no serviço seletivo, conforme Lei Federal  e acordo que é previsto em contrato com a Prefeitura Municipal - diz.

Em Porto Alegre, quase 23 mil reclamaram de atraso em 2014

Quem se sentir prejudicado por atrasos no transporte coletivo pode registrar a reclamação nos órgãos fiscalizadores em cada município. Em 2014, os passageiros de ônibus de Porto Alegre registraram 22.988 reclamações do serviço, uma média de 1.915 por mês. Quase metade das ocorrências são sobre descumprimento da tabela horária (40%), segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (Eptc).

Cachoeirinha informou que desde o início deste ano a média de reclamações registradas sobre atraso nos horários de ônibus é de dez por dia. 

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Como reclamar?

Em Cachoeirinha

Secretaria de Mobilidade: Telefone 3041-6225. Abrir um protocolo na prefeitura para oficializar a reclamação.
Stadtbus: Telefone 3041 7267

Em Porto Alegre

Formalizar a reclamação pelos telefones 118, da EPTC, ou 156, opção nº 1. O serviço é prestado 24 horas, todos os dias da semana. Também é possível fazer a reclamação pelo email eptc@eptc.prefpoa.com.br ou no Balcão de Atendimento ao Cidadão (Avenida Erico Verissimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h).


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