Notícias



Saudade

Cachorro entra em depressão e quase não come após morte de dono

Sombra não come há quatro meses, desde a morte do empresário Gil David Freitas Sousa

17/06/2015 - 16h16min

Atualizada em: 17/06/2015 - 16h16min


Sombra era um cachorro forte e saudável, característica de sua raça, boxer. Porém, há quatro meses, a vida do cão, que mora em Santos, no litoral paulista, mudou. O dono de Sombra, o empresário Gil David Freitas Sousa, de 49 anos, morreu inesperadamente e, desde então, o animal não se alimenta mais e sofre, segundo os agentes da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal de Santos (Codevida), que estão cuidando do caso, de depressão profunda.

Posted by A Tribuna Jornal on Friday, June 5, 2015

Magro, triste e abatido. É assim que está um boxer após a morte de seu dono. http://atdig.net/1dTa0qzFoto: Nirley Sena / A Tribuna

- Ele nem fixa o olhar em nós. É triste demais - disse Leila Abreu, responsável pela Codevida, ao site G1.

Em entrevista ao jornal A Tribuna de Santos, profissionais da saúde animal da Codevida afirmaram que as perdas afetivas são causa de 70% dos casos de cachorros com depressão. Segundo Leila Abreu, a exemplo do labrador, o boxer é uma raça bastante apegada ao dono. Quando há uma perda, o animal logo dá sinais de sofrimento.

Letícia Souza, filha do empresário, acredita que o problema de Sombra é saudade.

- A morte do meu pai foi inesperada. O Sombra também sentiu muito, visto que faz quatro meses e ele nunca ficou tanto tempo sem ver o meu pai. Ele está triste, abatido e nem a presença do meu avô o alegra.

VÍDEO emocionante mostra cão ajudando jovem a conter crise de ansiedade
VÍDEO: Cachorrinha ajuda o dono a carregar sacolas de compras

Sombra só bebe água, não come e, quando come, vomita. Ele não tem mais forças para se manter de pé e fica com olhar perdido o dia inteiro.

- O Sombra já fez até raio-x cardiológico e não tem nada. O coração e os rins estão bons. Ele come cinco ou seis vezes por dia e não engorda, só fica com um olhar parado, parece que não ver viver. É impressionante. A gente conversa com ele e faz até oração reiki, mas ele não volta o olhar pra gente - explica Leila.

Leia mais notícias do Bicharada
Curta a nossa página no Facebook

Sombra e Gil eram amigos há 14 anos. Ainda filhote, Sombra morava com a família do empresário. Com o tempo, ele foi morar na empresa do pai de Gil, mas os dois se viam diariamente.

* Hora de Santa Catarina


MAIS SOBRE

Últimas Notícias