Notícias



Saúde

Confira os tratamentos estéticos para se fazer o inverno

Sociedade Brasileira de Dermatologia indica ações para quem quer acabar com manchas, prevenir o envelhecimento facial, os pelos indesejados e as olheiras

10/06/2015 - 16h02min

Atualizada em: 10/06/2015 - 16h02min


Portal da Beleza / Divulgação
Depilação a laser é indicada para o inverno

Especialistas em dermatologia alertam que inverno é uma ótima oportunidade para realizar tratamentos estéticos e se preparar para o verão. Para quem quer acabar com manchas, prevenir o envelhecimento facial e com os pelos indesejados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda alguns tratamentos de início imediato.

No entanto, a SBD chama atenção para que os tratamentos sejam feitos única e exclusivamente por médicos especializados. Realizar procedimentos estéticos com profissionais não credenciados submete o paciente a riscos de queimaduras, manchas e outras sequelas. Confira os tratamentos indicados:

Depilação a laser
A luz do laser tem afinidade pela melanina que é o pigmento escuro que dá cor a nossa pele e pelo. Assim, no inverno, quando a pessoa não está bronzeada, o tratamento é mais efetivo e menos doloroso.
Atualmente existem diversas ofertas prometendo acabar com os pelos, fique atento a sua eficácia. A coordenadora do departamento de laser da SBD, Dra. Valéria Campos, explica que tem sido frequente receber pacientes que tiveram aumento dos pelos causados pelo uso de energias baixas de laser, que, além de serem insuficientes para destruir o pelo, ainda estimulam as células troncos presentes nos folículos pilosos.

Ultrasom focado
Indicado para acabar com a flacidez facial e corporal, o equipamento atua na profundidade por aquecimento.

Luz intensa pulsada
Com vários tipos de filtro, este tratamento é uma boa opção para dar uma geral na pele, melhorar manchas de sol, vasos e rugas finas, além de tratar a acne. Não é boa indicação para peles bronzeadas, portanto é um tratamento perfeito para ser feito no inverno.

Laser fracionado não ablativo
Este laser tem grande penetração, aquece a água da pele e provoca coagulação, induzindo uma troca lenta e gradual da pele. Indicado para amenizar estrias, cicatrizes, rugas profundas e  tratamento de melasma. Nas pessoas mais claras o tratamento pode ser feito sem restrição o ano todo, mas como a maioria da população. No restante da população, o recomendado é fazê-lo no inverno.

Laser fracionado ablativo
Este é o laser de CO2 E Erbium que são lasers com grande afinidade pela água.  A tecnologia do laser fracionado permite tratar pequenas frações de pele, promovendo microáreas de atuação, de diferentes profundidades. A pele ao redor dessa pequenas áreas permanecem intactas e servem de reservatório para a rápida recuperação da área tratada, permitindo ao paciente a retomada das suas atividades normais mais rapidamente.
O fracionamento torna a técnica mais segura e portanto indicado também para o rejuvenescimento extra facial (pescoço, colo, pernas mãos e braços) e ideal para fazer drug delivery (entrega de substância nas camadas mais profundas da pele). Após o tratamento o paciente precisa evitar a exposição solar por 30 dias.



Olheiras
Estudos apontam que as olheiras se intensificam no inverno. Segundo especialistas, isso acontece por conta da diminuição da serotonina (hormônio do prazer). Ela explica que no verão o hormônio do prazer aumenta, melhorando a circulação periférica e atenuando as olheiras.  Por isso, o inverno é um bom período para tratar das olheiras.

Como as suas causas são variadas, existem tratamentos indicados caso a caso. Para descobrir o tipo de olheira de cada indivíduo, é necessário consultar um dermatologista.

Atualmente os tratamentos mais comuns são a Luz Intensa Pulsada, excelente opção para atenuar as olheiras causadas pelo excesso de vasos e de pigmento; o laser de Erbium, indicado quando o escurecimento é causado por aumento do pigmento que dá cor a pele; e o laser ND: Yag Q Switched que auxilia, de forma mais específica, na atenuação das olheiras causadas por excesso de vasos. Em alguns casos, quando há muita sobra de pele ao redor dos olhos, pode-se utilizar o laser fracionado ou radiofrequência. Estas tecnologias causam contração da pele, diminuindo a flacidez.

Confira todas as notícias do jornal
Curta a página do jornal no Facebook

 
Olheiras são as inimigas no inverno
Foto: Tadeu Vilani


MAIS SOBRE

Últimas Notícias