Estragos da chuva
Cerca de 400 pessoas são retiradas de casa em Novo Hamburgo por risco de desabamento
Parte do bairro Diehl registrou rachaduras
Cerca de 400 pessoas estão sendo retiradas de casa no bairro Diehl, em Novo Hamburgo, nesta terça-feira (21). Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Brigada Militar trabalharam durante toda a tarde no local. Em razão da quantidade da chuva dos últimos dias, há riscos de desabamentos na área. Rachaduras se abriram nas ruas e em casas.
As ruas Engenheiro Jorge Schury, Arrhur Momberger e Guilherme Koling foram atingidas. Na primeira, carros estão proibidos de passar.
Pelo menos oito famílias resistem e não querem deixar as residências. Uma liminar obtida pela prefeitura obriga que todas as pessoas em área de risco deixem o local. Um oficial de justiça está na cidade para cumprimento da decisão.
"A situação é de risco iminente. O solo encharcou e abriu fendas, alguns locais estão condenados", explica o assessor da Defesa Civil do município, Eduardo de Almeida.
O morador do bairro, Cléber de Lima, conta que chegou em casa ontem e percebeu uma rachadura. Nesta manhã, a situação piorou.
"Quando eu acordei, tinha rachaduras de 5 cm e elas foram aumentando ao longo do dia. Eles me falaram que não dá mais pra morar aqui", lamenta.
O jovem já tirou tudo de dentro de casa e terá que ir com a esposa e os sogros para um abrigo municipal. Conforme a Defesa Civil, em 2013, um desabamento de terra no mesmo bairro causou a morte de três crianças.