Fonte da discórdia
Chafariz de 1917 passa por "modernização" e resultado recebe críticas
Usuários do Facebook reclamaram da reforma realizada em uma fonte instalada em 1917
A restauração de um chafariz em Ibitinga, no interior de São Paulo vem causando polêmica na internet. Em um post publicado no Facebook na terça-feira, a prefeitura municipal divulgou imagens do local, comparando fotos de antes e depois da reforma.
A publicação detalhou também os procedimentos realizados. De acordo com a postagem, o chafariz foi instalado na Praça Rui Barbosa em 1917 e, atualmente, problemas nos encanamentos impediam o funcionamento da fonte. Segundo a prefeitura, a parte hidráulica e elétrica foram consertadas, mas a aparência do monumento foi modificada.
O muro ficou tapado por azulejos azuis e as esculturas, características do início do século, receberam cores. A parte central, feita de concreto, foi pintada de branco.
Foto: Reprodução / Facebook
Muita gente não gostou do revitalização, classificada como "de extremo mau gosto" por um usuário. Outra publicou que o resultado ficou "horroroso":
O post foi compartilhado por mais de 4,5 mil pessoas e acumula três mil likes, além de 4,5 mil comentários. A maioria ridicularizando o trabalho feito pela administração de Ibitinga.
A prefeitura emitiu um comunicado na quarta-feira esclarecendo a "revitalização" realizada na Praça Rui Barbosa, incluindo o trabalho feito no chafariz. O texto diz que o local não é tombado pelo patrimônio histórico. A intenção, de acordo com a nota, foi deixar a fonte em um "estado que dê para ser utilizado pela população, pelas famílias e pelos turistas".
A atual administração afirmou que respeita a opinião dos usuários, mas que a obra devolverá ao povo um "importante patrimônio que estava completamente abandonado".
Leia a nota na íntegra:
#IBITINGA #ESCLARECIMENTO #PRACA A Praça Rui Barbosa, localizada na área central da cidade estava em péssimo estado...
* Diário Gaúcho