Seu problema é nosso
Esgoto entupido causa incômodo em Porto Alegre
os moradores da região não conseguem ficar na rua por causa do mau cheiro
Uma boca de lobo entupida na Rua Tenente Ary Tarrago, no Bairro Partenon, em Porto Alegre, vem causando desconforto aos moradores do local.
A aposentada Dalva Iorlanda Moura de Brito, 58 anos, é uma das mais prejudicadas, porque o bueiro fica na calçada em frente a sua residência.
- Tenho que deixar a casa sempre bem fechada, para o cheiro não entrar - afirma.
O problema é que a situação vem se arrastando há mais de um ano. Segundo a moradora, ligar para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já virou rotina. A equipe sempre vai até o local, desentope o esgoto, mas, no outro dia, já está entupido novamente, e a água podre correndo na via.
- Abri muitos protocolos na prefeitura. Eles até vão na rua para resolver, mas é uma solução provisória, daí, não adianta - salienta.
De acordo com Dalva, um funcionário disse que não adianta fazer apenas a limpeza do bueiro, pois seria necessário realizar um reparo na rede de esgoto principal da rua. Segundo ela, a água suja jorra tão forte que a situação é perigosa até para os motoristas que passam no local:
- A rua fica muito molhada e, como a água é cheia de gordura e sujeira, os veículos acabam derrapando.
Cheiro insuportável
O odor que o bueiro exala é tão forte que outros moradores da rua já não estão mais aguentando. É o caso do funcionário público Elias Bastos Gonçalves, 47 anos. Segundo ele, o problema piorou há três meses. Elias afirma que o mau cheiro é insuportável e, quando chove, o esgoto libera ainda mais sujeira.
- Não dá mais para aguentar isso. Vários vizinhos estão reclamando. É uma falta de respeito com a população. Tenho criança em casa que não pode mais sair para brincar, por causa do fedor. A gente sente náusea - ressalta.
Incomodado com a situação, Elias resolveu enviar as informações e as fotos do esgoto para o WhatsApp do DG (9731-4564) em busca de providência.
Conserto providenciado
Contatado pelo Diário Gaúcho, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) esclarece que será preciso abrir a rede principal para resolver o problema, pois o trabalho de desentupimento, realizado no dia 18 de julho, encontrou um obstáculo intransponível, possivelmente, uma pedra grande.
O serviço está programado para ser realizado na sexta-feira, dia 24.