Guerra aos gatos
Governo da Austrália planeja matar dois milhões de gatos nos próximos anos
Gatos selvagens australianos matam mais de 75 milhõed de animais nativos por dia
Dois milhões de gatos selvagens serão abatidos na Austrália até 2020. O plano foi anunciado na semana passada pelo governo federal, na rádio oficial do país. Segundo o The Washington Post, a medida foi tomada para proteger a população de mamíferos e aves nativas australianas e evitar a extinção dessas espécies.
Os gatos selvagens são tratados como "pragas" por autoridades e pelo Ministério do Meio Ambiente.
- Em 2020, eu quero ver 2 milhões de gatos selvagens abatidos, cinco novas ilhas e dez novos continente livres de gatos selvagens e as medidas de controle aplicadas em 10 milhões de hectares - disse o ministro australiano Greg Hunt.
O governo explicou que os animais serão abatidos por iscagem, tiro ou envenenamento e afirma que tudo será feito da forma mais humana e eficaz possível. Gregory Andrews, o comissário que divulgou a ação, foi cauteloso:
- É muito importante ressaltar também que nós não odiamos os gatos. Nós simplesmente não podemos tolerar o dano que eles estão trazendo a nossa vida selvagem.
De acordo com estimativa divulgada pelo Post, os cerca de 20 milhões de gatos selvagens existentes na Austrália matam 75 milhões de animais nativos por dia. O país lista mais de 1,8 mil espécies ameaçadas.
* Diário Gaúcho