Invasão de privacidade
Homem é preso por filmar feridos de acidente ao invés de socorrê-los nos Estados Unidos
Enquanto moradores tentavam socorrer as vítimas, Paul Peltron gravava as cenas para colocá-las no Facebook
A polícia norte-americana prendeu um homem de 41 anos que filmou as vítimas de um acidente de trânsito na cidade de Lorain, no estado de Ohio. Na última segunda-feira, uma colisão envolvendo um carro com dois adolescentes de 17 anos mobilizou moradores, que tentavam socorrer os feridos. Uma pessoa que passava pelo local resolveu fazer diferente. Paul Peltron, ao invés de ajudar, pegou o celular e começou a filmar os jovens e a cena de destruição.
No Facebook, a polícia da cidade postou a ocorrência. Segundo as informações divulgadas na rede social, o homem foi preso por invasão de privacidade. Momentos depois da colisão, ele chegou a abrir a porta traseira do carro acidentado para conseguir imagens mais próximas.
Posted by Lorain Police Department on Wednesday, July 15, 2015
LPD ARRESTS SUSPECT IN ASSOCIATION WITH HIS CONDUCT AT FATAL CAR CRASHOn Monday, 7-13-15, at approx. 0045 A.M., a...
"Enquanto os outros ajudavam os garotos, um homem aproveitou a oportunidade para filmar essa cena horrível com seu telefone. No vídeo, ele faz comentários, dizendo que os garotos eram "idiotas" e continua com o celular nas mãos para filmar os dois garotos que precisavam de socorro. Ele abre a porta traseira do veículo e continua capturando o vídeo. Ele dá a volta para o lado do motorista, depois retorna e continua filmando os garotos e o interior do veículo. Em nenhum momento ele presta assistência às vítimas, ou ao menos tenta confortá-las", descreve o post, com assinatura do capitão Roger Watkins, do Departamento de Polícia de Lorain.
Paul Peltron também não entregou o vídeo para a polícia, para auxiliar a investigação. Ao contrário. Assim que gravou, colocou as imagens em sua conta no Facebook e tentou vendê-las para emissoras de TV.
Após tomar conhecimento do vídeo, a investigação identificou o homem e tentou contatá-lo em sua residência e no trabalho, mas não foi localizado. Peltron só foi preso após a justiça emitir um mandado.
Um dos ocupantes do carro foi socorrido, mas morreu no hospital. Na internet, a polícia da cidade de Lorain lembra que as pessoas podem prestar socorro às vítimas, mas que invadir a propriedade alheia sem autorização é uma atitude criminosa.
"O Departamento de Polícia de Lorain gostaria de lembrar os cidadãos que eles podem e são encorajados a ajudar o próximo em situações de emergência se isso for seguro, e que prestar ajuda ou confortar um jovem morto e o seu amigo gravemente ferido são atos louváveis e gentis. Contudo, as pessoas não estão autorizadas a entrar em um veículo sem a permissão do proprietário para filmar, em benefício próprio, os momentos finais de um jovem prestes a falecer. Agradecemos novamente aos cidadãos que ajudaram esses jovens nesse trágico acidente", conclui a postagem.
* Diário Gaúcho