Notícias



Opinião

Lis Aline: "pais têm a obrigação de acompanhar o desenvolvimento da criança na escola"

13/07/2015 - 07h05min

Atualizada em: 13/07/2015 - 07h05min


Tadeu Vilani / Agencia RBS

Uma noite dessas, atendi à ligação de uma moradora da Zona Norte da Capital que fazia várias reclamações referentes ao local onde vivia. Lá pelas tantas, relatou que o problema se estendia à escola onde seus filhos estudam há três anos.

Ao questionar qual era, fiquei chocada: ela não sabia o nome do colégio das crianças. Manifestei o meu espanto e ela, ofendida, acabou desligando o telefone.

A história real exemplifica algo que eu considero muito grave. Muitos pais não dão a devida importância à educação de seus filhos. Só que o pai, a mãe ou o responsável têm a obrigação de acompanhar o desenvolvimento da criança na escola.

Leia notícias sobre educação

Perguntar como foi a aula, pedir para ver os cadernos, conhecer a professora, saber se tem tema, ir às reuniões de pais e às entregas de boletins são tarefas que independem da condição social da família.

Leia outras notícias do dia

Valem para quem tem filho no mais caro colégio particular ou na mais simples escola da periferia, para os pais que tiveram a oportunidade de estudar ou para os analfabetos.

Futuro melhor

É com educação que os nossos filhos terão a oportunidade de ter um futuro melhor que o nosso. O estudo pode dar a eles a chance de prosperarem e de serem cidadãos de bem. E a presença dos pais também é fundamental para a evolução da escola. Em uma comunidade escolar atuante, com pais, professores e alunos unidos, é mais fácil lutar por melhorias.

E você, qual foi a última vez que viu os cadernos de seus filhos?

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias