Opinião
Macedo aponta fatores que podem ter contribuído para as enchentes em Esteio
Falta de limpeza de arroios, obras e a construção da Rodovia do Parque são alguns dos aspectos que podem ter feito com que o município tenha a maior cheia de sua história.
Morador de Esteio há 51 anos e vítima de várias enchentes no bairro São Sebastião, o leitor Gilberto Barboza Brigoni Júnior aponta aspectos que merecem atenção das autoridades, pois podem ter contribuído para que a cheia desse ano fosse a maior da historia do município. O primeiro alerta envolve a obra da Avenida Beira-Arroio, rebatizada de Avenida Brasil, na divisa da cidade com Canoas: "Quem fizer um passeio pelas margens do arroio verá que ele foi estreitado", diz Brigoni Jr.
Saiba por que o nível dos rios segue subindo mesmo após o fim da chuva
Outro ponto citado é a instalação de uma nova base de distribuição e armazenagem de combustíveis nos fundos da empresa Betannin. Neste local, foi feito um grande aterro em área de várzea que, segundo o leitor, ajudava a escoar e dispersar as enxurradas. Gilberto também cita a construção da Rodovia do Parque, que estaria dificultando o escoamento da água em direção ao Rio do Sinos.
Lixo irregular
Além disso, ele alerta para a falta de limpeza periódica dos arroios Esteio e Sapucaia nos pontos de passagem pela Avenida Presidente Vargas e BR-116, onde lixo e galhos ficam acumulados, prejudicando a correnteza. "É aí que a população tem uma grande parcela de culpa, por jogar lixo e entulho nos arroios, contribuindo para os pontos de entupimento", diz Brigoni Jr.
Buraco em Esteio traz dor de cabeça aos moradores
Suas observações resultam do conhecimento prático que adquiriu em meio século de convivência com as enchente. No mínimo, precisam ser analisadas pela prefeitura de Esteio e governo do Estado, pois, se forem corretas, a tomada de medidas preventivas evitará que novas enxurradas de grande proporção castiguem a cidade e sua população.
R$ 2 milhões em ajuda humanitária às vítimas da enchente
Fandango beneficente
Fandango em benefício das vítimas das enchentes em Alvorada. A iniciativa solidária é do Grupo Marca de Campo. Será neste sábado, no CTG Amanhecer da Querência, Rua Tramandaí, Bairro Jardim Alvorada. Ingresso: 1kg de alimento não perecível por pessoa. Também serão bem-vindos cobertores, fraldas, material de higiene e limpeza e água mineral. Mais informações com Marta Machado, no fone (51) 9601-9651.