Seu problema é nosso
Mãe pede melhor sinalização perto de escolinha em Porto Alegre
Via tem muito movimento e pais e crianças correm risco de acidentes
Mãe de duas crianças de cinco e quatro anos de idade, Regina Mullenmeister, 36 anos, assistente administrativa, circula diariamente pela Avenida Oscar Pereira, Bairro Belém Velho, Zona Sul de Porto Alegre, para levar e buscar os filhos na creche.
Ela reclama a falta de sinalização de trânsito nas proximidades da creche Nossa Senhora de Belém, localizada no número 7.788 da Oscar Pereira.
- Não existe indicação alguma sobre a existência de uma escola infantil, não tem sinaleira, travessia de pedestres, redutor de velocidade, calçada ou acostamento. No ano passado foi feito um abaixo-assinado pela escola, só que não surtiu efeito - diz Regina.
Problemas
Segundo a Eptc, não há registro do abaixo-assinado relatado pela assistente administrativa.
Por não ter acostamento nem faixa de segurança ou lombada, o risco de atropelamento é maior para pais e crianças que circulam a pé na ida e na volta da escola.
Incomodada com a situação, Regina enviou fotos e um pedido de providências para o Diário Gaúcho:
- Gostaria de saber como poderíamos fazer para que a prefeitura dê atenção àquele local, pois tem muito movimento de veículos, não tem um lugar seguro para pedestres.
Faça certo
Para encaminhar reclamações sobre trânsito, é preciso ligar para o telefone 156 da prefeitura, o Fala Cidadão. Guardar o número do protocolo gerado na demanda é fundamental para acompanhar e cobrar as solicitações junto ao órgão público.
Eptc vai analisar a situação
Em relação ao pedido de reforço de sinalização nas imediações da creche Nossa Senhora de Belém, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que no local há faixa contínua dupla no asfalto, indicando que é proibida a ultrapassagem, tachões delimitadores de pistas e placas indicativas. Nas proximidades, um pouco mais distante da creche, há também sinaleira e lombada.
A EPTC salienta que não há pedidos de análise de tráfego em seus protocolos. De qualquer forma, foi agendada uma visita técnica ao local para verificar a possibilidade de reforço de sinalização nas proximidades da creche.