Seu problema é nosso
Moradores de Guaíba não aguentam mais as obras mal feitas
O asfalto já foi remendado uma vez, não foi suficiente, agora a Secretaria de Obras vai fazer a mesma coisa
Uma obra feita pela prefeitura de Guaíba, em março deste ano, tem causado dor de cabeça para os moradores da Rua Prof. Wilson Larre Pereira, no Bairro Morada da Colina.
Um cano estourou e, com a pressão da água, a estrada de paralelepípedo cedeu, causando muitos buracos na via.
Na época, a servidora pública Janice Oliveira, 40 anos, entrou em contato com o órgão responsável para solicitar um conserto imediato.
Reparo precário
Após inúmeras solicitações junto à prefeitura, uma equipe foi até o local arrumar os canos e pavimentar a rua. Mas a solução de reforma oferecida pela prefeitura não foi suficiente. Os moradores seguiram lidando com problemas de alagamento e desnivelamento da via.
- Não tem como andar direito, e os carros mal conseguem entrar na garagem. Levaram meses para terminar a obra e fizeram dessa forma? - questiona a servidora pública.
Situação agravou
Janice reclama que, com as chuvas das últimas semanas, a situação piorou ainda mais. Os motoristas precisam passar no local, cuidadosamente, para não furar os pneus, e os pedestres, que já não tinham calçada para circular, precisam cuidar para não cair ou tropeçar nas pedras soltas.
Segundo a moradora, um funcionário que fez o reparo informou que o problema na rua era uma erosão do solo.
- A reforma foi malfeita, com pedras e piche. Eu acabei de pagar o IPTU e confesso que me desespero ao saber que cumpro com minhas obrigações, como muitos outros moradores, e sou tratada com descaso e desrespeito - desabafa a servidora.
Janice diz que a prefeitura costuma sempre mandar um funcionário ao local, para mostrar que está fazendo alguma coisa, mas nunca resolve o problema de fato.
- Eles começaram a segunda reforma da rua por baixo, ao invés de partir do início da via e, quando fui falar com o prestador de serviços, ele me disse que estavam apenas remendando. É uma pena, a rua era muito boa, uma das melhores do bairro - lamenta.
Solução é provisória
Procurada pelo Diário Gaúcho, a assessoria de imprensa da Secretaria de Obras de Guaíba avaliou os danos na rua e iniciou um conserto provisório ainda na tarde de ontem. Não há prazo para o término da obra, tendo em vista que é necessário que o terreno esteja completamente seco, e há outras ruas na mesma situação.
Assim que possível, o órgão irá retornar ao local para fazer um asfalto melhor e permanente.