Seu problema é nosso
Trabalho mal feito causa mais estragos em Viamão
Moradora diz que passou seis meses reclamando dos bueiros entupidos
A autônoma Maria Ondina Souza da Silva, 50 anos, está passando por um momento dramático, por conta de um trabalho malfeito pela prefeitura de Viamão.
Ela mora na Rua Nárgica Rodrigues de Castro, Bairro Vila Augusta, e queixa-se de um esgoto entupido que corre a= céu aberto.
- Passei seis meses reclamando de três bueiros entupidos na minha rua e, quando resolvem arrumar, o fazem de qualquer jeito - lamenta.
Os funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Viamão foram até o local desentupir as bocas de lobo, mas deixaram as tampas abertas. Com a chuva dos últimos dias, toda a terra e a areia que ficou na rua voltou para dentro dos bueiros, entupindo tudo novamente. Além disso, quebraram a calçada para arrumar a canalização e não fizeram o reparo.
- Se me contassem, eu não acreditaria. Mas estou vivenciando o problema. Parece uma brincadeira de mau gosto - ressalta.
Prejuízo no bolso
Maria afirma que a água podre que corre a céu aberto na rua já invadiu as casas de alguns moradores.
- Ninguém aguenta mais a situação. Só no meu pátio, a água do esgoto já entrou, pelo menos, quatro vezes. Também gastei dinheiro para arrumar a calçada, mais de três vezes, que a equipe da prefeitura quebrou em outras situações - conta a moradora, indignada.
Maria procurou a prefeitura, por diversas vezes, que sempre promete mandar alguém para avaliar a situação, mas ninguém aparece no local.
Por enquanto, apenas solução emergencial
Procurada pela reportagem do Diário Gaúcho, a assessoria de comunicação social da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Viamão informou que uma equipe iria realizar uma vistoria no local na tarde de sexta. A assessoria informou, ainda, que, "independente dos demais serviços, o hidrojateamento para desobstrução da boca de lobo será realizado de forma emergencial nesta segunda-feira (hoje)".