Estados Unidos
VÍDEO mostra peixe sem cabeça se mexendo como se estivesse vivo. Entenda o porquê
Bióloga diz que movimento é apenas um estímulo sensorial, porque o animal permanece com a medula espinhal
Um vídeo publicado por um casal norte-americano no YouTube, nesta quarta-feira, está rendendo muitas explicações diferentes. Afinal, o que faz um peixe sem cabeça e sem vísceras se mexer como se estivesse vivo?
Na verdade, segundo a professora da Faculdade de Biociências da PUCRS Elke Bromberg, o animal está tendo apenas um estímulo sensorial, porque ele permanece com a medula espinhal intacta.
- Isso acontece porque o animal, nesse vídeo, ainda está com a medula espinhal. Foi retirado a cabeça, as vísceras, mas a medula espinhal, que é de onde saem as informações que são levadas aos músculos e geram esses espasmos, está intacta - esclarece.
VÍDEO: mulher toma susto ao perceber que carne comprada em açougue se mexia
Fotógrafo flagra cena incrível de gaivota tentando salvar outra ave atacada por águia
A bióloga ainda ressalta que isso é comum de acontecer e pode ser notado até mesmo em seres humanos, mas em menor grau de intensidade. Ela explica que em animais menos evoluídos, a medula espinhal torna-se ainda mais importante.
- Esse é um processo natural. Isso é evidente em animais evolutivamente mais simples que o mamífero, como anfíbios, peixes e invertebrados. Mas o vídeo deve ter sido gravado logo após a retirada da cabeça e das vísceras, porque em alguns minutos, quando não tiver mais energia, ele vai parar - concluiu Elke.
Leia mais notícias do dia
Curta a página do jornal no Facebook
* Diário Gaúcho