Seu problema é nosso
Banheiro sem privacidade constrange mulheres em terminal de ônibus
Com buracos na parte interna das cabines, é possível enxergar a pessoa ao lado enquanto usa o sanitário
Está difícil utilizar o banheiro do terminal de ônibus Nilo Wulff, no Bairro Restinga, Extremo Sul de Porto Alegre, sem passar por uma situação, no mínimo, constrangedora.
As portas e laterais das cabines do banheiro feminino estão parcialmente soltas e com buracos na parte interna, por onde a pessoa, sentada no vaso do box ao lado, pode facilmente enxergar a outra, invadindo a privacidade alheia.
Denúncia
O problema não seria tão ruim se o local fosse utilizado exclusivamente por mulheres. No entanto, há alguns dias, um caso diferenciado chamou a atenção da comunidade.
Uma mulher utilizava a privada do terminal e, quando percebeu, viu que alguém a estava espiando na cabine ao lado.
Em depoimento através de uma rede social, uma amiga, que não quis se identificar, denunciou o ocorrido: "Trabalho na Restinga e uma colega estava usando o banheiro do terminal. Entre a divisória onde ela estava e a cabine para pessoas especiais, há uma rachadura. Eis que a colega percebe que um homem, na cadeira de rodas, a estava espiando pelo buraco. Um absurdo", escreveu a mulher.
Justificativa
Os funcionários do local lamentaram o ocorrido, mas disseram que foi um caso isolado e incomum, já que o homem que utilizou o banheiro não seria de Porto Alegre.
Sem prazo para consertar
Para evitar qualquer desentendimento e, principalmente, para melhorar a qualidade do banheiro dos usuários de ônibus que passam pelo local, o DMLU, responsável pela manutenção, informou, em nota, que irá substituir as divisórias.
Segundo o órgão, os sanitários do terminal Nilo Wulff são construídos em alvenaria. Somente as divisórias internas, que separam um box do outro, é que são confeccionadas em chapas de aço, que estão danificadas pela corrosão da ferrugem, o que ocasiona alguns furos nas paredes internas. O DMLU informou também que a substituição já foi solicitada e deverá ser feita quando houver disponibilidade.