Seu problema é nosso
Canos de esgoto se transformaram em problemas
Sujeira e mau cheiro são algumas incomodações causadas pela canalização
Desde que aceitou que um pedaço da canalização de esgoto da Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) passasse por dentro do seu pátio, a moradora da casa número 330 da Rua Carlos Barbosa, no Jardim Porto Alegre, em Alvorada, acumula incomodações.
No dia 24 de fevereiro deste ano, uma chuvarada derrubou o muro, terra e parte dos canos da Corsan ficaram danificados, o que ocasiona muita sujeira e mau cheiro desde então.
Os canos foram instalados há cerca de cinco anos junto ao muro lateral da residência.
Reclamação
Donizete de Fátima Zimermann da Silva, 53 anos, protocolou na Corsan um pedido de retirada da canalização, que começou a apresentar rachaduras e infiltrações há cerca de três anos. A moradora afirma que, durante esse período, a Corsan não fez manutenção no local.
- Eu quis colaborar, mas só tive problemas. Eles vieram várias vezes na minha casa, mas não resolvem de vez essa questão dos canos. Já gastei muito com o aluguel de contêineres para retirar terra e lixo que desmoronam a cada chuvarada. Só quero que a Corsan retire os canos, já que nem todas as casas ligaram o esgoto, que é misto, à canalização.
Obra vai se iniciar amanhã
A Corsan informou que não é responsável pelo esgotamento pluvial dos municípios. Com a aceitação da proprietária, a companhia realizou obras em seu terreno para conectar a residência vizinha à rede cloacal de esgoto, essa sim, responsabilidade da empresa. No entanto, finalizado o serviço, a moradora protocolou pedido para que a tubulação fosse retirada, alegando que estaria muito próxima de seu muro. Equipes da Corsan foram até o local com o intuito de definir uma nova estratégia que contemplasse o interesse da proprietária e de seu vizinho.
Solução
Parte da rede instalada foi removida, e uma nova obra está na programação para ser iniciada nesta quinta-feira, aguardando apenas a disponibilidade das máquinas necessárias para a realização do trabalho. A empreitada garantirá o afastamento da rede do muro, conforme solicitação da moradora.