Seu problema é nosso
Estrada em Viamão está constantemente suja por causa de esgoto
Carros e pedestres são obrigados a conviver com lama, buracos e cheiro ruim
Os carros e os pedestres que circulam pela Estrada Luiz Pinto de Barcelos, na Lomba do Pinheiro, em Viamão, são obrigados a encarar um trecho com esgoto a céu aberto no caminho. Os moradores reclamam que a estrada de barro está constantemente encharcada por água suja.
Segundo eles, essa situação se arrasta há anos e ocorre devido ao cano de esgoto de uma residência que desvia os resíduos diretamente para a via pública.
Manutenção
A lama que se forma na rua exige que carros passem com cuidado pelo trecho, principalmente em dias de chuva, quando a situação se agrava.
Conforme Elma Fátima da Costa, 42 anos, auxiliar de serviços gerais, a prefeitura passa de vez em quando no local para fazer manutenção, mas nunca acaba com a raiz do problema.
- Eles fazem o serviço de ensaibramento em uma manhã, mas à tarde já volta tudo, pois a água segue correndo por este cano. Já reclamei na prefeitura e para os proprietários da residência diversas vezes, mas ninguém se prontificou a resolver o problema - afirma Elma, que registrou a reclamação na prefeitura e guarda o protocolo número 16660/2015.
Mal iluminada
Segundo ela, o trecho mais crítico é a curva antes da Escola Celina Westphalen Weissheimer. Além do cheiro ruim, a estrada tem buracos, é mal iluminada e há assaltos, já que tem uma parte com mata fechada.
- Tenho que passar pelo trecho para pegar ônibus todos os dias e fico com os sapatos cheios de lama. Mas o que dá mais pena é das crianças. Elas brincam nessa terra suja - lamenta.
Desrespeito
Elma também afirma que uma fábrica de gesso, que fica na mesma rua, abriu um buraco no muro para escoar a água que acumula da chuva em direção à rua.
- Assim não tem manutenção que dê conta. É um desrespeito com os moradores do bairro - reclama.
Registro da reclamação
A manutenção na estrada Luís Pinto de Barcelos foi feita na sexta e no sábado, segundo a prefeitura, que também informa que todo o imóvel deve ter fossa, filtro e sumidouro.
Pela abertura do protocolo na prefeitura de Viamão, o pedido será encaminhado para que a Secretaria de Meio Ambiente faça uma vistoria no local, identifique a residência que origina o vazamento e notifique o proprietário do imóvel.
Todas as reclamações referentes à prefeitura devem ser registradas, e o protocolo serve como referência para que o cidadão possa cobrar providências do órgão público.