Seu problema é nosso
Uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre tem cratera enorme
A cada dia o buraco, que está instalado na frente de uma escola, fica maior e preocupa os moradores
Visto da superfície, ele parece não ter fim. Um buraco profundo em meio ao asfalto de uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre amedronta motoristas e pedestres que circulam pela região. Na Avenida Protásio Alves, esquina com a Rua Hélio Pimpão, na Zona Norte da cidade, a cratera vem aumentando diariamente, segundo relatos da população, que acompanha o surgimento do invasor há mais de um mês.
Risco
Instalado justamente em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Alcides Cunha, a principal preocupação da comunidade é com as crianças, já que são quem mais circulam pelo ponto. Mãe de três alunos da instituição, a auxiliar de serviços gerais Cinara Alves Figueiredo, 38 anos, afirma ter observado o buraco há dias. Ela comentou com a direção da escola a respeito do perigo de passar pelo local.
Solução
Segundo Cinara, um funcionário da Alcides Cunha confirmou que já havia entrado em contato com a prefeitura da Capital pedindo uma solução, mas que não obteve retorno.
- O problema é na hora da entrada e saída da escola. Centenas de crianças passam por ali e querem pular pelo buraco, os responsáveis precisam estar bem atentos. Também diversos motoristas querem parar próximo à calçada para deixar seus filhos e precisam desviar em meio ao trânsito. Várias vezes vi carros quase caírem no buraco. Graças a Deus, nunca vi um acidente, mas não precisamos esperar que ele aconteça, certo? - indaga Cinara.
O DEP sinalizou o entorno do buraco com cavaletes e, na semana passada, a EPTC colocou fitas de advertência para que os cavaletes não fossem retirados do local em função do risco.
DEP promete reconstruir a rede até o final do dia
Ontem, o Diário Gaúcho entrou em contato com o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Segundo o Departamento, o local já havia sido vistoriado pela Seção Norte de Conservação. O órgão afirma que houve o rompimento da rede pluvial neste ponto da rua. O Dep se comprometeu a consertar e reconstruir a rede até o fim desta terça-feira.
Reclamações sobre rede pluvial em Porto Alegre devem primeiro ser feitas pelo telefone 156, o Fala Cidadão, da prefeitura. É importante anotar o número de protocolo para que o registro da reclamação seja localizado.