Espaço do Trabalhador
Alerta: 19 sinais de que o chefe te odeia
O site Business Insider elencou comportamentos que podem ajudar o trabalhador a perceber a antipatia e, assim, tentar reverter o quadro
Todos nós queremos ser amados no trabalho - especialmente por nossos patrões. Afinal, são eles as pessoas que tomam decisões sobre as nossas promoções e aumentos salariais, reveem nossas performances e geralmente desempenham um papel significativo em nossa felicidade geral e sucesso no trabalho.
PIS estará disponível para saque a partir do dia 15 de setembro
Então, se eles não gostam do funcionário, ele vai querer saber qual seria a alternativa para mudar essa percepção. No entanto, isso nem sempre é tão fácil.
O site Business Insider elaborou uma lista com sinais sutis que demonstram que o chefe secretamente te odeia. Claro, um gestor que age assim pode apenas estar sendo um péssimo líder. Entretanto, se você notar que é a única vítima desses comportamentos, isso provavelmente significa que ele não gosta mesmo de você.
Mais de 13 mil vagas são abertas para cursos gratuitos no Estado
Veja quais são os sinais
1. Você tem um pressentimento ruim
O profissional pode sentir que não é querido pelo chefe e isso deve ser apenas uma impressão, na maioria dos casos - mas também pode ser verdade. Se ele te trata de forma muito diferente do que age com as outras pessoas, isso é um mau sinal.
2. Ele nunca te envolve em decisões importantes
Se o chefe não te inclui nas grandes decisões relacionadas à sua função, você pode descobrir que ele não se importa com sua opinião.
3. Ele não mantém contato visual com você
Os chefes podem evitar manter contato visual para que o empregado não perceba uma certa hostilidade ou antipatia no olhar.
4. Ele não sorri perto de você
Todos têm dias de mau humor, porém, se seu chefe nunca sorri quando você está no ambiente, há algo errado.
5. Ele acompanha cada passo seu
Se o seu chefe pede relatórios e acompanha de perto cada pequena função que você desempenha diariamente, isso pode significar uma insegurança quanto à qualidade do seu trabalho. Principalmente se ele não age assim com outras pessoas da equipe.
6. Ele te evita
Se o chefe opta pela escada ao te ver esperando o elevador, ou se está sempre em reuniões durante o seu expediente, ele pode estar evitando contato.
7. Ele não percebe sua presença
Quando o gestor não cumprimenta o empregado com um "bom dia" ou não se despede ao deixar a empresa no fim do dia, há algo errado.
8. Ele é monossilábico com você
Se o chefe responde as suas perguntas e e-mails sempre de forma curta e grossa - com um ok, por exemplo -, enquanto é mais amigável com outros empregados, comece a desconfiar do tratamento diferenciado.
9. Ele adota uma linguagem corporal negativa perto de você
A linguagem corporal pode entregar os sentimentos das pessoas. Sinais ruins, neste caso, são quando o chefe está sempre de cara fechada ou de braços cruzados, em posição defensiva.
10. Ele se comunica apenas por e-mail
Mesmo que fique perto de você no escritório, o chefe que se limita a ter contato por e-mail com o funcionário deixa claro que prefere a comunicação impessoal.
11. Ele sempre discorda de você
O chefe que nunca concorda com nada que você diz, mesmo que aceite as opiniões de outros colegas: sinal de alerta.
12. Ele nunca pergunta sobre sua vida pessoal ou familiar
Se você perceber que seu chefe conversa sobre família e hobbies com seus colegas, mas nunca te pergunta nada do tipo, ele não está interessado na sua vida.
13. Ele te passa as tarefas que ninguém mais quer fazer
Se ele te atribui tarefas que estão bem abaixo do seu nível de competência e/ou aquelas que ninguém mais quer fazer, isso mostra que ele não confia nas suas habilidades. Ou, pior: que preferiria que você estivesse buscando outro emprego.
14. Ele nunca te dá feedback...
Um chefe que quer estimular a equipe sempre dá um feedback, ou seja, deixa claro os pontos fortes e fracos de cada profissional, justamente para que ele possa sempre melhorar. A indiferença quanto a isso é um péssimo sinal.
15. ...ou dá apenas feedback negativo, em público
Os chefes que apenas fazem críticas sobre o desempenho ou ideias de um determinado funcionário podem demonstrar que não respeitam aquele colaborador.
16. Ele nunca te inclui em brincadeiras
Muitos chefes brincam com a equipe e fazem piadinhas inofensivas, mas podem evitar fazer provocações com aqueles funcionários de quem realmente não gostam.
17. Ele não te dá os créditos por uma boa ideia
Alguns chefes detestam a ideia de dar crédito a uma boa ideia de um funcionário de quem não gostam.
18. Seus projetos são transferidos
Se a transferência das suas tarefas para outros colegas virar rotina, há algo errado, além da falta de organização da empresa.
19. Ele parece desinteressado
Se o chefe parece desinteressado no que o funcionário tem a dizer ou perde a paciência facilmente, ele provavelmente não gosta do empregado.
Curta nossa página no Facebook