Seu problema é nosso
Comunidade aguarda cobertura da cancha de bocha há oito anos
O projeto está pronto e orçado desde 2014, mas o serviço vai ficar só para 2016
É principalmente nos finais de semana que o artesão Cesar Augusto Stremel, 55 anos, gosta de reunir-se com os amigos, uma turma de 20 pessoas, para jogar bocha na Praça Carlos Fonseca Amador, que fica na Rua Doutor Eurico da Costa Gama, no Morro Santana, em Porto Alegre. O problema é que o espaço não tem cobertura. Assim, quando chove ou com sol forte, o grupo não consegue aproveitar a área de lazer.
- Quando está calor, fica ruim de jogar. E, quando chove, é impossível desfrutar do ambiente para praticar o esporte - lamenta Cesar.
Limpeza
Os moradores da região fazem o que podem para manter a área preservada. O artesão conta que eles se revezam para manter a limpeza e conservação em dia. A cobertura da cancha é negociada com a prefeitura há oito anos.
- O prefeito e o vice já estiveram na praça, olharam, prometeram que iriam nos ajudar, mas, infelizmente, ficou apenas na promessa - diz Cesar.
Obra não é prioridade
O supervisor de Praças, Parques e Jardins da Smam, Léo Antônio Bulling, informa que a cobertura da cancha de bocha vai ficar para 2016 por falta de verba disponível para esse fim. O projeto da cobertura está pronto e orçado desde 2014, sendo que o custo gira em torno de R$ 50 mil.
Segundo ele, o orçamento da secretaria prioriza a manutenção dos brinquedos das praças municipais e daquelas que funcionam em parceria com empresas. Essas são construídas em contrapartida a grandes empreendimentos particulares, como a praça Rotary, localizada entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas.