Notícias



Seu problema é nosso

Mirante segue abandonado em parque de Porto Alegre

A atração, localizada na Zona Sul, está interditada há anos

14/09/2015 - 08h12min

Atualizada em: 14/09/2015 - 08h12min


arquivo pessoal / leitor

Opção de lazer para os moradores da Zona Sul de Porto Alegre, o Parque Gabriel Knijnik, localizado no Bairro Vila Nova, precisa de manutenção. É o que reclama o morador da Restinga, Ricardo Funchal, 57 anos. Frequentador do parque pela proximidade e segurança, Ricardo diz que há pelo menos dois anos visita o local, mas nunca conseguiu acessar o mirante.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Interdição

Localizada na guarita de acesso ao parque, a atração está interditada há anos.

- Esse parque é muito frequentado por famílias aos finais de semana, e é bem organizado e limpo. Eu considero até mais seguro do que o Marinha do Brasil. O problema é que estamos privados de acessar uma parte importante, o mirante, onde tem uma vista maravilhosa da cidade - lamenta o morador, que costuma aproveitar os finais de semana de sol com o filho e os sobrinhos.

Revolta

Em sua última visita, depois de ser novamente impedido de acessar a plataforma, Ricardo se dirigiu ao guarda do parque para tentar descobrir o porquê da interdição. A resposta de que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) não teria verbas para a manutenção, além da instalação de redes de segurança no entorno das escadas, causou revolta.

- Fiquei indignado porque eles levantaram um mirante no meio do Farroupilha, mas no Knijnik eles dizem que não têm dinheiro para arrumar - compara.

Secretaria diz que não tem verba para manutenção

A Smam informa que a decisão de fechar o mirante foi preventiva, já que a distância entre as barras que compõem o corrimão permite a passagem do corpo de uma criança, o que colocaria os visitantes em risco.

Atualmente, a plataforma precisa de obras de manutenção. No entanto, a secretaria informa que não há verba orçamentária prevista nesta ano para este fim.

Saiba mais

Inaugurado em 27 de outubro de 2004, o Parque Knijnik ocupa uma área de 11,95 hectares. Além de diversas espécies de árvores frutíferas, tem banhado e uma grande área de preservação. Há banheiros, coreto, playground, churrasqueiras, quadras de futebol em saibro, uma cancha de bocha e estacionamento para cem carros. Do alto do mirante, que está interditado, é possível avistar o Morro do Osso e o Morro Teresópolis. Para chegar lá, é possível utilizar a linha de ônibus 271-Amapá, da empresa STS, com final da linha em frente à entrada do parque. De carro, deve-se seguir pela avenida Cavalhada até a Rua Vicente Monteggia.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias