Seu problema é nosso
Ponte está se desmanchando em Gravataí
Com a volta das chuvas, o pontilhão está ameaçando cair de vez
Imagine ter que atravessar uma ponte aos pulos, diariamente, para desviar dos buracos. Essa é a realidade de alguns moradores do Bairro Vila Rica, em Gravataí. A estrutura de madeira que liga a Rua Lagoa Formosa à Vila Maria está comprometida, quebrada e ameaçando cair.
- Todos os dias, crianças e adultos precisam passar no local. Só tem escola e mercado do outro lado da ponte, e as mães têm medo de deixar os pequenos irem para a aula e sofrerem um acidente, mas também temem que eles reprovem por não irem ao colégio. A situação está muito complicada - diz o estudante Edson Vinicius Vicente Mariano, 18 anos, que atua como líder comunitário.
Piorou
O que já era ruim, ficou ainda pior. A velha ponte, que é a única passagem de um lado para o outro, está em péssimas condições de estrutura. Por causa das chuvaradas de julho, o problema se agravou.
- Naquela semana de temporais voou madeira para todos os lados. Agora as pessoas precisam caminhar desviando dos vãos sem madeira. É um tremendo perigo - queixa-se Edson.
Perigo
Com a volta do mau tempo, na semana passada, a comunidade entrou em desespero.
- Uma das estacas de ferro que segurava a ponte já caiu. A água está subindo e, se continuar assim, a ponte vai abaixo - adverte o estudante.
Socorro
Edson recorreu à prefeitura do município para pedir o conserto da sustentação do pontilhão. Na época, ele ficou esperançoso com as promessas, mas não foram tomadas providências, e logo veio a frustração.
- Eu estive em cinco reuniões com o Secretário de Governança Comunitária da cidade. Ele disse que nos ajudaria, mas ainda estamos esperando. Será que alguém vai ter que se machucar para as autoridades tomarem alguma providência com mais agilidade? - questiona o estudante.
Conserto sem chuva
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informa que o conserto da ponte localizada no Bairro Vila Rica está previsto para esta semana. Caso as chuvas persistam, o prazo poderá ser prorrogado porque o conserto deve ser feito com tempo seco. A SMOP coloca-se à disposição dos moradores, e informa que todas as dúvidas e sugestões de serviços podem ser encaminhadas pelo número 3421-3168 ou smop@gravatai.rs.gov.br.