Seu problema é nosso
Comunidade de Porto Alegre quer luz nos postes
Há 30 dias, as lâmpadas de nove estruturas estão apagadas
A falta de iluminação pública e de manutenção dos postes não são problemas exclusivos de ruas da periferia. Conhecida como uma das vias mais movimentadas do Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, a Rua da República está na penumbra. Há 30 dias, as lâmpadas de nove postes estão apagadas. A situação amedronta quem mora ou frequenta o local.
Lâmpadas
Moradora do bairro desde criança, a professora Neka Machado, 54 anos, está preocupada com a falta de lâmpadas e luminárias, principalmente em frente a um cursinho e ao Teatro Túlio Piva.
- Tive que pedir para o zelador instalar uma lâmpada na entrada do meu prédio - conta a professora que caminha diariamente neste trecho.
Discussão
Nesta semana, a moradora decidiu registrar o problema na prefeitura, e aproveitou para alertar outros moradores em um grupo no WhatsApp chamado "Amigos da Cidade Baixa", criado para discutir sobre a segurança do bairro.
- É a preocupação e o zelo com o espaço onde moramos, pois o risco de acontecer algo é iminente - diz.
Ela alerta para o perigo de queda das luminárias que, em alguns postes, estão quase caindo.
Atenção
No grupo, ela pediu para que outras pessoas também reclamassem sobre o problema, como forma de alertar a prefeitura e a comunidade para o cuidado com um espaço tão movimentado da cidade.
- Acredito que, quando as luzes foram colocadas, a intenção era deixar a rua mais iluminada e bonita por ser um bairro boêmio, mas não adianta ter poste diferenciado e não funcionar - argumenta a moradora.
Smov vai trocar as lâmpadas
Procurada pelo Diário Gaúcho, a equipe da Divisão de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) informou que enviou uma equipe ao local.
Proposta
Durante a vistoria, os técnicos constataram a fragilidade de algumas estruturas, que são alvo de vandalismo constante e, por isso, estão com as luminárias danificadas.
Por isso, a secretaria informou que vai sugerir para a comunidade da Rua da República a troca dos postes ou o reforço destas estruturas, decisão que será tomada em conjunto com a os moradores do local.
De imediato, para resolver o problema da falta de iluminação, a secretaria prometeu a instalação de novas lâmpadas até o final desta semana.