Seu problema é nosso
Comunidade se une para tapar buracos de estrada em Porto Alegre
Moradores da Estrada das Quirinas cansaram de esperar por ajuda e resolveram colocar a mão na massa
Quando o céu começa a escurecer, os moradores da Estrada das Quirinas, Zona Leste de Porto Alegre, sabem como serão os próximos dias. A cada chuva, a via, que começa na Lomba do Pinheiro e termina no Lami, fica alagada. A água que jorra dos valos, se acumula na pista, forma buracos, e deixa o local virado em um atoleiro.
Moradora do local, Gladis Fraga, 53 anos, não acredita em melhorias, mesmo quando vê as máquinas na pista.
- Eles vêm com a patrola, tentam emparelhar os buracos, mas não adianta porque não abrem os valos para limpar - critica a comerciante.
A casa dela, que era muito próxima à estrada, agora está em cima de um barranco. Em função das más condições da estrada, os veículos não conseguem transitar na via. Os ônibus fazem desvios, e para acessar o transporte, é necessário caminhar até quatro quilômetros para chegar à parada mais próxima.
Desânimo
- O Circular, que faz a linha Batalha- Quirinas parou de passar, e não tinha como subir em nenhuma das lombas. As pessoas tinham que ir a pé pelo meio dos valos. Se eles não abrirem as valas e aterrarem, na próxima chuva vai acontecer a mesma coisa - reclama.
Pavimentar a rua é, para os moradores, a melhor alternativa. E para isso, é necessário que a comunidade se reúna com representantes do Orçamento Participativo - o que não seria problema, se o desânimo não tivesse tomado conta da comunidade.
- Perdemos as esperanças. Há oito anos, ganhamos 1,2 mil metros de asfalto. O pessoal da prefeitura veio e até demarcou os pontos, mas com a troca de mandato disseram que não tinha mais verba - lamenta Alcinei Ourides de Barcelos, 60 anos, que, na época, era presidente da associação de moradores.
O projeto previa que o asfalto chegaria até em frente à Escola Solimões, onde duas crianças foram atropeladas na última semana. Indignado, o aposentado ligou novamente para a Smov - dessa vez, dando prazo de solução para o problema.
Mutirão
- A estrada já está trancada, então eu disse que, se eles não viessem até quartafeira, nós iríamos trancar a Smov - relata o aposentado.
Cansado de esperar, Alcinei convocou os moradores e organizou uma força-tarefa para tapar os buracos da pista com pedaços de madeira e telhas de barro.
Dep vai limpar as valas, mas asfalto só com o OP
A Secretaria Municipal de Obras e Viação informa que enviou máquinas para fazer o patrolamento da via. O órgão reitera que a única forma de solicitar asfalto é por meio a verba do Orçamento Participativo.
Já o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) informa que vistoriou o local e promete iniciar a limpeza das valas em cerca de 8km de extensão até o final do mês de outubro.