Notícias



Seu problema é nosso

Esgoto afugenta comunidade de praça em Porto Alegre

Água suja e mau cheirosa sai de cano quebrado na Lopes Trovão

01/10/2015 - 08h26min

Atualizada em: 01/10/2015 - 08h26min


Arquivo pessoal / Leitor

O vazamento de esgoto na Praça Doutor Lopes Trovão, que fica na Avenida José Gertun, esquina com a Rua João Paetzel, no Bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre, fez a comunidade deixar de frequentar a área de lazer. É tanto esgoto que fica acumulado na praça, que o cheiro é insuportável. Quando chove, a água escorre pelas ruas.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Reclamação

O professor de educação física aposentado Ademir Chiossi, 63 anos, que vive no bairro desde 1992, conta que a situação vem acontecendo há mais de um ano.

- Tem uma árvore bem grande na praça. Acredito que o peso do tronco acabou estourando a canalização de esgoto e a sujeira sai toda por cima das raízes. O problema, é que isso está acontecendo há bastante tempo, e mesmo tendo reclamado diversas vezes, não aparece ninguém para ajudar - reclama ele.

Socorro

Além do vazamento, as bocas de lobo ao redor da praça estão entupidas, impedindo que o esgoto caia nas galerias do DEP.

- Os temporais que atingiram a cidade na semana passada prejudicaram ainda mais a situação. Um rio se formou em torno da Lopes Trovão - diz Ademir, indignado com a situação.

O aposentado entrou em contato com a prefeitura, que pediu que ele falasse diretamente com o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep). Ele tentou, mas não obteve retorno.

- Precisamos de ajuda! Ninguém aguenta mais conviver com esse cheiro e podridão - pede o morador.

Dep precisa que a Smam retire um banco de concreto

O Dep vistoriou o local e constatou rompimento da rede pluvial existente embaixo do banco de concreto da Praça Lopes Trovão, ao lado da árvore que aparece na foto. Para que o Dep consiga reconstruir a rede, é necessário que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente retire o banco. A Smam fará uma vistoria no local para avaliar a melhor maneira de retirada, e a data propícia para o serviço ser executado. Assim que a estrutura de concreto for retirada, o Dep poderá fazer o conserto da rede.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias