Seu problema é nosso
Obra parada causa transtornos em Gravataí
Buracos foram abertos para consertar canalização de esgoto e, desde então, permaneceram assim
O que seria uma solução para os moradores da Rua da Ladeira, Bairro Morada do Vale II, em Gravataí, acabou se tornando um pesadelo. Se antes o problema era o alagamento causado pelo entupimento dos canos da rede de esgoto, agora, o transtorno vem também de dois buracos abertos na rua, esquecidos desde que as obras foram interrompidas.
- O pessoal está passando por dentro do meu pátio porque não tem como andar na rua. Em cima do pouco de calçada que sobrou, é um vai e vem de moto, que dá medo - conta o chapeador Raimundo de Ávila Damasceno, 62 anos.
Abandono
Moradores do local há 34 anos, ele e a esposa, Marlene Fraga Damasceno, 65 anos, já tiveram a casa alagada três vezes. Na última, perderam tudo, e estavam esperançosos pela obra.
- Nós sofremos com as enchentes há anos e pensamos que o problema seria resolvido, mas eles largaram as máquinas e não aparecem mais. Há 15 dias, prometeram que iriam retomar assim que o tempo melhorasse, mas até agora, nada - reclama Marlene.
Segundo ela, os buracos estão abrindo ainda mais com as chuvas, o que causa preocupação.
- É um perigo muito grande, ainda mais para as crianças, que passam para a escola e brincam na beirada das máquinas - alerta.
A alternativa para acessar a Rua da Ladeira ou pegar ônibus é utilizar um caminho alternativo pelo Bairro Morada do Vale I, distante 15 minutos.
- É um transtorno porque não tem outro caminho para pegar ônibus - conta o operador de produção Anderson Silva Gonçalves, 32 anos.
Risco
Mas, para quem não pode perder tempo, o jeito é improvisar e se equilibrar para caminhar pelo pouco espaço que ainda resta.
- Quando chove, fica alagado, então as pessoas se arriscam colocando sacolas nos pés para passar porque o outro caminho leva muito tempo - explica Anderson, que instalou uma canaleta em seu pátio para tentar impedir que a água entre na casa.
- Eu não posso ficar esperando pela boa vontade da prefeitura de fazer o que é trabalho dela - lamenta.
Material atrasou cronograma
Procurada pelo Diário Gaúcho, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) de Gravataí informou que as obras serão retomadas assim que as galerias pluviais, já compradas pela prefeitura, forem entregues pela empresa responsável. A previsão é que isso aconteça ainda nesta semana, quando cessarem as chuvas.
Esgoto
A obra foi iniciada pela prefeitura por conta da obstrução dos canos do local, que causavam inundação nas casas da região. Serão trocados parte dos canos por galerias, e haverá a colocação de uma nova caixa de esgoto para a melhoria da rede. A previsão de desobstrução da rua é de dois dias após a chegada das galerias. A demanda era uma solicitação antiga dos moradores.
Reclamações para a prefeitura são encaminhadas pelo telefone 3431-5171 ou email smop@ gravatai.rs.gov.br.