Porto Alegre
Após 121 dias de internação, bebê que nasceu com 380 gramas deve ter alta
A pequena Vitória, que veio ao mundo com apenas 24 semanas de gestação, se tornou o menor prematuro a nascer no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas
O menor prematuro a nascer no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, deve ter alta nesta quarta-feira, depois de 121 dias de internação na UTI Neonatal. A pequena Vitória veio ao mundo no dia 7 de julho, com 24 semanas de gestação e 380 gramas - número considerado baixo até mesmo para prematuros.
A cesariana precisou ser feita rapidamente em razão do quadro de saúde de Lisandra, 25 anos, mãe de Vitória. Ela tem hipertensão, o que obrigou os médicos a realizarem o parto do bebê.
- Normalmente o principal parâmetro para se definir as chances de sobrevivência de um prematuro é o peso. 500 gramas é o padrão. Vitória chegou com bem menos que isso, o que dá uma dimensão do desafio que foi garantir a sobrevivência desta criança - explicou a chefe da UTI Neonatal do HMIPV, a neonatologista Silvana Streit Pires.
Foto: Divulgação / PMPA
Bebê nasce dentro de ônibus, em Canoas
Bebê é encontrado dentro de saco de lixo em Cachoeirinha
A médica disse que a idade gestacional também é considerada para avaliar o risco, mas que muitas vezes as mães chegam ao hospital sem um histórico pré-natal. O que não era o caso de Lisandra, que vinha fazendo os exames rotineiros no HMIPV, sempre acompanhada pelo marido.
Foto: Divulgação / PMPA
Agora, Vitória aguarda apenas a realização dos exames de praxe e deve ir para casa pela primeira vez. Com 121 dias de vida e 2,18 kg, o bebê precisará apenas ficar sob observação.
- Vitória ainda terá o acompanhamento de um oftalmologista nestas primeiras semanas. Mas nada muito preocupante que diante do que ela teve que superar - garantiu a neonatologista.
Foto: Divulgação / PMPA
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook
* Diário Gaúcho