Seu problema é nosso
Comunidade esperou seis meses para troca de lâmpadas em Porto Alegre
Mesmo com pedido de urgência, solicitação só foi atendida após questionamento da reportagem
Depois de seis meses, a luz voltou no Acesso Três, na 5ª Unidade da Restinga, em Porto Alegre. Desde maio acumulando protocolos de atendimento, a vigilante Vanessa Freitas Fernandes, 37 anos, moradora da via, tentou resolver, sem sucesso, o problema da falta de iluminação. A prefeitura trocou as lâmpadas na terça-feira.
Urgência
Nos registros abertos por ela no Fala Porto Alegre, que atende pelo telefone 156, constava o pedido de urgência.
- Quando chegava a noite, as pessoas evitavam sair de casa porque estava muito perigoso. Tínhamos medo de assalto. Descíamos do carro para abrir o portão e a escuridão facilitava a ação de criminosos. Estávamos sempre com medo - lembra a moradora.
Insegurança
Quem circula pela via antes do amanhecer também se obrigou a conviver com a insegurança gerada pela falta de iluminação pública por tanto tempo. É o caso do motorista Paulo Roberto da Silva Viana, 36 anos, que diariamente sai para o trabalho às 5h e tinha que caminhar, no escuro, por aproximadamente dez minutos até a parada de ônibus.
- Nesse horário não tem policiamento. Saía de casa com medo que acontecesse alguma coisa, pois não dava para enxergar nada - conta Paulo.
Demora
O motorista também reclama da demora na troca das lâmpadas por parte da prefeitura. Paulo Roberto reforça que ele e outros vizinhos se uniram em mutirão para ligar pedindo a realização do serviço com urgência.
- Depois de muitas ligações da minha vizinha, uma equipe esteve no local e trocou uma das lâmpadas, a que se localiza na frente da casa dela. O problema é que esta logo queimou e voltamos a ficar na escuridão. Tudo demora muito. Somos abandonados - reclama Paulo.
Smov fez o serviço na terça-feira
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) trocou as três lâmpadas no Acesso Três, na 5ª Unidade da Restinga, depois que a reportagem questionou a demora na realização do serviço. Apesar do atraso ocorrido nesta solicitação, a secretaria informa que ampliou o serviço de manutenção da iluminação pública com a contratação de novas equipes que foram integradas desde setembro. As duas empresas que estão atuando sob a supervisão da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Smov são responsáveis pelo serviço de 14 equipes, divididas entre as zonas Sul e Norte de Porto Alegre.
Para reclamar a falta de lâmpadas em via pública na Capital, ligue para o telefone 156, o Fala Porto Alegre. Anote e guarde o número do protocolo.