Notícias



Solidariedade

Hospitais da Capital precisam de doação de leite materno para recém-nascidos

Mães com leite em excesso podem ir às unidades ou retirar leite em casa

18/11/2015 - 16h22min

Atualizada em: 18/11/2015 - 16h22min


Maykon Lammerhirt / Agencia RBS
Doações de leite materno podem ser feitas em casa ou nos hospitais

Os bancos de leite materno de hospitais de Porto Alegre estão com baixo estoque do líquido este mês. Os hospitais Fêmina, Presidente Vargas e Santa Casa pedem a solidariedade das mães gaúchas para doarem leite, principalmente, para os bebês internados nas UTIs neonatais, uma vez que ajuda na recuperação dos prematuros.

Um litro de leite humano pode beneficiar até 50 recém-nascidos. Para doar, a mãe deve estar com leite excedente e ainda amamentando, para que seja feita a reposição do líquido, e estar com a saúde plena.

As interessadas em contribuir com o desenvolvimentos de outros bebês devem fazer fichas nos hospitais indicados, presencialmente ou por telefone. As mulheres receberão informações sobre os pré-requisitos (como: não fumar, não ingerir álcool ou drogas durante a amamentação) e instruções de como pode ser feita a doação: é possível extrair o leite em casa, com material adequado e esterilizado, por conta própria ou com ajuda de profissionais da saúde, ou então nos próprios hospitais.

Premiação

Recentemente, dois hospitais de Porto Alegre, o Santa Casa e o Presidente Vargas, receberam o prêmio máximo concedido pelo Ministério da Saúde para os bancos de leite. A premiação é concedida anualmente por meio do programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humanos desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. O Hospital de Caridade de Ijuí, no noroeste do Estado, também recebeu o prêmio, pela terceira vez.

Hospitais que precisam de doação na Capital:

Hospital Fêmina
Endereço: Avenida Mostardeiro, 17- 8° andar
Fone: 51 3314-5353
Horário: das 8h às 17h

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Endereço: Avenida Independência, 661 - 6° andar
Fone: 51 3289-3334
Horário: das 8h30 às 16h

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Endereço: Rua Annes Dias, 295 - em frente à Praça Dom Feliciano
Fone: 51 3214-8284
Horário: das 7h às 12h e das 13h às 18h30

Confira algumas dicas abaixo:

- A coleta do leite pode ser feita em casa, desde que as mulheres doadoras estejam amamentando e que a retirada obedeça algumas regras de higiene.

- Antes da retirada do leite, a mulher deve higienizar bem a região das mãos até os cotovelos. Na hora da retirada, ela deve fazer uma massagem e desprezar os primeiros jatos de leite, reduzindo, dessa forma, o número de micro-organismos que podem estar no leite.

- A doadora deve fazer a coleta no frasco fornecido e identificá-lo com nome, data e horário. Após, colocá-lo no congelador ou no freezer.

- As retiradas seguintes devem ser depositadas em vidros separados, sempre esterilizados em água fervente. Depois, o leite deve ser colocado junto ao frasco da primeira coleta, que já estará armazenado no congelador ou freezer.

- O processo deve ser repetido até que o vidro inicial fique cheio.

- Antes de ir para o estoque, o líquido será examinado e pasteurizado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias