Notícias



Seu problema é nosso

Lixo da enchente continua nas ruas de Gravataí

A cidade, que foi uma das mais atingidas da Região Metropolitana, ainda tem muita sujeira nas vias

05/11/2015 - 08h09min

Atualizada em: 05/11/2015 - 08h09min


Leitor DG / Arquivo Pessoal

Gravataí foi uma das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre mais atingidas pelos temporais de outubro. Cerca de 4,5 mil pessoas sofreram com alagamentos. Quem viu a água tomar conta de casa e deixar móveis e pertences inutilizados está tentando reconstruir a vida. Mas a dúvida de alguns moradores é onde descartar esse tipo de resíduo.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Há 35 anos morando no Bairro Vera Cruz, é a segunda vez que Luís Roberto da Silva, 50 anos, tem a casa atingida pela cheia. Desta vez, ele não sabe o que fazer com os móveis que perdeu. Há duas semanas, o aposentado espera a prefeitura recolher o lixo em frente à moradia.

- Liguei cinco vezes pedindo para que viessem buscar, mas prometerem que iam recolher no outro dia. Até tentei queimar um dos sofás, mas não adiantou, ainda continua lá - reclama o morador.

Descarte

Vizinhos de Luís Roberto, que também tiveram as casas atingidas pela água, da mesma forma tentaram se livrar do lixo. Porém, pagaram para carroceiros levarem. No entanto, mesmo lamentando a demora, o morador prefere solicitar os serviços da prefeitura pela garantia de que os resíduos serão descartados de forma correta.

- Eu não tenho condições de pagar um carroceiro para retirar. Mesmo assim, quem garante que não iriam despejar no valão ou em um terreno baldio? Aí não adianta nada - explica.

Com a previsão de chuva frequente nos próximos meses, o maior medo do aposentado é que o lixo se espalhe e piore a situação com novas enchentes.

- Se começar chover muito, eu vou ter que recolher o lixo de volta para o meu pátio, se não a água vai carregar para dentro do valão - adverte Luís Roberto.

Prefeitura deve recolher a sujeira nesta semana

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) de Gravataí informou que recolheu os entulhos e sobras de móveis no Bairro Vera Cruz, inclusive na Rua Soledade, há duas semanas. Após mais de 15 dias de intensas chuvas em Gravataí, pelo menos 12 caminhões com resíduos foram recolhidos.

A secretaria informou que as equipes irão novamente até o local nesta semana para atender as possíveis demandas ainda existentes e colocou-se à disposição da população para receber reclamações por meio dos telefones 3600-7501 e 3600-7509.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias