Notícias



Seu problema é nosso

Lixo e esgoto são problemas em Canoas

Sujeira, mau cheiro e água parada tomaram conta da Rua 10, na Vila Nancy Pansera

03/11/2015 - 08h20min

Atualizada em: 03/11/2015 - 08h20min


Arquivo pessoal / Leitor

Há pouco mais de três anos, a prefeitura de Canoas colocou, na Vila Nancy Pansera, Bairro Guajuviras, dezenas de famílias que viviam em área de risco. Entretanto, moradores da Rua 10 reclamam do abandono por parte do município. O lixo e o mau cheiro estão entre os piores problemas.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

- Tem uma antiga estação de tratamento de esgoto que enche d’água toda vez que chove, além de uma das tampas estar aberta, o que causa um cheiro horrível. Outro fator que nos preocupa é a dengue - explica a moradora Juliana Barbosa, 31 anos.

Descarte

Embora o caminhão do lixo passe três vezes por semana, os próprios moradores reclamam que a comunidade não colabora. Juliana diz que além do descarte doméstico, há animais mortos e a proliferação de ratos e baratas.

- Estamos expostos a isso. Está difícil até caminhar pela rua - queixa-se.

Cansada de esperar pela ajuda da prefeitura, Juliana conta que uma vez por mês ela e uma vizinha limpam a Rua 10.

- Juntamos o lixo sempre que podemos e secamos a água parada, mas não é sempre que temos tempo. Além do mais, isso não é nossa responsabilidade, o município deve prover essas necessidades básicas à população.

Comportamento

Fora o sentimento de abandono por parte das autoridades, os moradores da Rua 10 reclamam de pessoas de outros lugares que largam lixo no local.

- É uma falta de respeito, eles colocam tudo que é sujeira na nossa rua. Até caminhão vem descartar lixo. Outro dia eu vi uma cena destas e fui falar com a pessoa, que não gostou do meu pedido e ainda me ofendeu - conta, indignada.

Vistoria e limpeza

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que executa o serviço de limpeza e coleta de resíduos domiciliares em toda a cidade. Também faz limpeza dos focos de lixo a partir do cronograma do Choque de Limpeza a cada 30 dias. Tem como meta, a cada semestre, eliminar e revitalizar dez focos de lixo conflagrados, melhorando os espaços. A Diretoria de Obras Viárias fará a vistoria na fossa desativada.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias