Notícias



Seu problema é nosso

Poça se transformou em lagoa em Viamão

Falta de manutenção nas vias laterais da ERS-040 contribuem para a formação de bacias d'água

13/11/2015 - 08h31min

Atualizada em: 13/11/2015 - 08h31min


Arquivo pessoal / Leitor

Uma poça d’água se transformou em lagoa às margens do Km 26 da ERS-040, em Águas Claras, Viamão, na via lateral. A água empoçada é problema para pedestres, motoristas que circulam por esta via. O problema fica na altura da Parada 84 e se formou por conta da falta de calçamento, excesso de chuva e passagem constante de caminhões pesados.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

- Onde deveria ter calçamento é um barro puro, não tem acostamento, muito menos proteção que separa a via das casas e comércios que ficam na beira da estrada - conta a dona de casa Renata Rodrigues Afonso de Souza, 40 anos.

Canoa

De acordo com a moradora, a poça aumentou com os temporais do último mês e a situação ficou ainda mais difícil. Para mostrar o quão profundo é o buraco, Bruno Gregório Afonso de Souza, 15 anos, filho de Renata, colocou uma canoa e navegou na água suja.

- Perto da nossa casa, no número 18.539, tem muitas crateras, mas esta é a maior, e que está ali há mais tempo. Toda vez que chove enche ainda mais, é horrível - queixa-se Renata.

Para passar de um lado a outro do buraco alagado, é preciso ter um barco e botas de chuva. A dona de casa relata que há cerca de dois meses um carro tentou se aventurar atravessando o buraco e estragou.

- O veículo caiu e a água chegou quase na porta, foi necessário chamar um guincho para retirá-lo dali - diz ela.

Risco

Além disso, muitas crianças trafegam diariamente pelo local para ir ao colégio e aí o perigo aumenta.

- Como não dá para passar por dentro da água, as pessoas precisam fazer uma volta enorme e atravessar pela ERS-040, o risco de acidentes e atropelamentos é muito grande, crianças pequenas são obrigadas a utilizar uma via de muito movimento, é um absurdo - alerta Renata.

Solução

Desde janeiro, Renata e o marido estiveram três vezes na subprefeitura de Águas Claras para pedir uma solução. Na primeira visita, a reclamação foi registrada, e a promessa de conserto foi dada. Entretanto, nada foi feito e, cada vez que a comunidade pede ajuda, recebe uma desculpa diferente.

- Um dia é porque está chovendo, no outro é porque não tem máquinas para fazer o serviço. Isso é uma vergonha, a água está quase chegando na cerca da minha casa. Até quando vamos ter que esperar por uma solução? - questiona, a
moradora.

Daer não responde sobre o problema na via

Consultado ontem pelo Diário Gaúcho, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), órgão responsável pela manutenção da ERS-040 e vias laterais da rodovia, não conseguiu responder aos questionamentos sobre as más condições da via secundária próxima à Parada 84.

Reclamações sobre a ERS-040 devem ser encaminhadas pelo site: daer.rs.gov.br, na seção "fale conosco".

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias