Notícias



Seu problema é nosso

Um mês sem coleta seletiva de lixo em Alvorada

Processo de licitação para contratação de nova empresa está em andamento

10/11/2015 - 09h02min

Atualizada em: 10/11/2015 - 09h02min


Arquivo pessoal / Leitor

Todos os sábados pela manhã, quando ouvia uma buzinada em frente de casa, Daniele Rocha, 32 anos, sabia que era hora de levar o lixo seco até o caminhão da coleta seletiva - um código entre o motorista do caminhão e os moradores. Mas, durante todo o mês de outubro, o sinal sonoro deu vez ao silêncio. Há 30 dias, os moradores do Bairro Bela Vista, em Alvorada, não veem nem sinal do caminhão na região.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

- Minha avó era muito amiga das catadoras que faziam a coleta, por isso estranhamos quando percebemos que elas não estavam mais passando - relata a operadora de telemarketing que, há duas semanas, descobriu por vizinhos que o serviço teria sido interrompido também em outros bairros.

- Fazemos sempre a seleção dos lixos. O acúmulo já está grande e a prefeitura nem uma resposta dá para a população. Isso é um descaso com a gente - reclama.

Na garagem

Em busca de uma resposta, Daniele foi buscar informações sobre o problema no Legislativo Municipal. Descobriu que uma licitação está em andamento para a contratação de uma nova empresa. No entanto, não há previsão de retorno do serviço.

Embora cansada de esperar, Daniele não desiste. Continua separando o lixo de sua casa e, sem possibilidade de descartar os resíduos de forma correta, utiliza a garagem como depósito.

- Se colocarmos na frente de casa, os catadores abrem os sacos, retiram só o que eles querem e deixam o resto revirado pela rua. Sabemos que as enchentes acontecem porque as pessoas depositam o lixo em locais impróprios, por isso estamos guardando. Até quando vou conviver com o lixo dentro de casa? - questiona, indignada.

Recolhimento só na segunda quinzena

Procurada pelo Diário Gaúcho, a Prefeitura de Alvorada, informou que está em andamento um novo processo licitatório para a seleção da empresa que fará a coleta do lixo orgânico e do lixo seco (coletiva seletiva) na cidade. A previsão é de que a partir da segunda quinzena deste mês a empresa seja selecionada e o cronograma de recolhimento de lixo, normalizado. Enquanto isso, a recomendação é que os moradores que tiverem problemas com a coleta entrem em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSU) através do telefone 3044-8684.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias