Notícias



Banrisul

13º salário é liberado para quem tem litígio

Servidores estaduais com pendência ou dívida com o banco poderão fazer empréstimo

19/12/2015 - 13h31min

Atualizada em: 19/12/2015 - 13h31min


A sexta-feira terminou com duas boas notícias para os servidores estaduais que ainda não haviam conseguido fazer o empréstimo no Banrisul para sacar o 13º salário. A partir da intervenção da Defensoria Pública, servidores que têm litígio com o Banrisul poderão, no caixa eletrônico, liberar o 13º salário.

Leia mais notícias do dia

Após reunião, o órgão e o banco buscaram uma solução para evitar possíveis brigas judiciais. Sindicatos de policiais e professores já se mobilizavam para entrar na Justiça contra esta restrição.

Um terço dos consumidores usará 13º para quitar dívidas, diz pesquisa

E para quem tem dívidas com o banco, também houve avanço. O Banrisul confirma que os empréstimos serão liberados. Porém, cada servidor terá que ir até uma agência e negociar com o gerente de conta.

Juro do 13º dos servidores supera aplicações financeiras

Foi o que ocorreu com o bancário aposentado José Colombo, 69 anos, que tem dívidas no seu nome no banco conseguiu encaminhar o empréstimo na sexta-feira, depois de uma semana de incertezas e preocupações.

Avalista de um empréstimo que não foi pago, foi informado na terça-feira pelo Banrisul que não poderia fazer empréstimo para sacar o 13º salário, conforme orientação do governo do Estado. Depois de duas idas à agência e uma hora e meia de espera no telefone, ele conseguiu assinar o contrato na tarde de sexta-feira com a promessa de que o valor estaria depositado na sua conta até à noite do mesmo dia.

Juros

Casos como o de José estavam sendo barrados pelo Banrisul desde terça. Pessoas com dívidas de empréstimo com o Banrisul estavam sendo impedidas de fazer a operação. Não conseguiam fazer no caixa eletrônico nem com os gerentes de conta.

- Isso é uma vergonha, sendo que essa conta nem é minha - afirmou José.

Na tarde de ontem, o Diário Gaúcho acompanhou o morador de Viamão até a agência do Banrisul na Borges de Medeiros. Após não conseguir fazer o empréstimo pelo caixa eletrônico - que acusava que seu CPF não poderia fazer a operação -, conseguiu fazer com gerente de conta. O procedimento, porém, só foi aprovado após o aval do gerente da agência.

- Assinei tudo, acho que agora vai dar certo. Me disseram que o Estado vai pagar os juros do empréstimo - disse, mais otimista.

No caso de pessoas como o seu José, que têm dívidas com o banco em atraso em seu nome, devem procurar os gerentes de conta para solicitar a operação, pois não há como fazê-la pelo caixa eletrônico.

Desde terça-feira - quando iniciou a operação - até esta manhã de sexta-feira, o Banrisul realizou 191.030 operações de empréstimo do 13º salário dos servidores públicos estaduais, no valor total de R$ 653 milhões.
 
Tira suas dúvidas

Se o servidor está no SPC/Serasa, pode fazer o empréstimo?
Sim.
 
Pessoas que têm cheque devolvido, como fazem?
Podem fazer o empréstimo também.
 
Quem já antecipou o 13º e está em com parcelas em atraso, como faz?
Não estão incluídas nesta operação. Em breve o Banrisul anunciará a operação de antecipação do 13º de 2016.
 
E quem tem ação na Justiça contra o banco?
Está liberado desde sexta-feira, inclusive para pegar no caixa eletrônico.
 
Pessoas com dívidas de empréstimos, o que devem fazer?
Terão o empréstimo liberado, porém, precisam ir na agência negociar.
 
Quem tem conta em outro banco, como faz para pedir o empréstimo?
O servidor deve ir à uma agência do Banrisul e assinar um termo afirmando que aceita receber o empréstimo pelo banco e não através da conta original. Não haverá custo na operação.
 
Quanto tempo levará para o valor do 13º ser liberado para quem solicitar o empréstimo?
O valor começou a ser liberado na sexta-feira.
 
O empréstimo é do valor integral?
Sim.

Carlos Macedo / Agencia RBS

MAIS SOBRE

Últimas Notícias