Seu problema é nosso
Aposentada de Porto Alegre aguarda cirurgia há dois anos
Maria Alice, 72 anos, já não consegue fazer atividades comuns, como assistir televisão
Mais de um mês e meio se passou e a promessa de contato com a aposentada Maria Alice Gomes Lima, 72 anos, para marcar a cirurgia para tratar problemas nos olhos não foi cumprida pelo Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. Maria tem pressão ocular, catarata e glaucoma há cerca de dois anos. De acordo com a neta dela, a atendente Lisiane Lima, 29 anos, a avó está perdendo a visão a cada dia.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
– Dois dias depois da publicação da reportagem no Diário Gaúcho no jornal, a minha vó tinha consulta agendada no Banco de Olhos. Quando chegamos no consultório, vimos que a reportagem havia sido anexada ao boletim médico dela. Disseram que em, no máximo, uma semana ligariam avisando a data da operação. Passou mais de um mês e ainda estamos esperando. Cada dia que passa a minha vó fica mais cega – lamenta Lisiane.
Dificuldades
Por conta da visão debilitada e da demora para a cirurgia, Maria Alice já não consegue fazer atividades antes comuns porque não enxerga.
– Ela não pode mais sair de casa sozinha para nada, não consegue assistir televisão, não vai ao mercado. A saúde da minha vó está piorando cada vez mais, os olhos dela estão visivelmente secos, sem brilho, não aguento mais vê-la passando por isso – diz Lisiane, indignada.
Gastos
Além da espera que parece não ter fim, os gastos com medicamentos continuam altos e o dinheiro, cada vez mais escasso.
De acordo com a neta de Maria, alguns colírios chegam a custar R$ 50 cada. Entretanto, graças ao esforço da família, ao menos o remédio não falta.
Hospital não deu resposta
O Diário Gaúcho contatou o Hospital Banco de Olhos diversas vezes na semana passada para obter informação sobre a situação de Maria Alice. No entanto, não houve retorno do setor responsável pelas informações.
Na reportagem publicada dia 2 de novembro, o hospital havia informado na matéria que estaria à disposição da paciente para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o atendimento.
*Diário Gaúcho