Seu problema é nosso
Aposentado de Canoas aguarda consulta há um ano
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente não consta como prioridade
Há um ano, o aposentado Walmir Pedro Steindorff, 59 anos, aguarda a chamada para consultar um reumatologista pelo Sistema Único de Saúde (Sus), em Canoas. Ele é portador de gota, que causa inflamação nos dois cotovelos e, segundo ele, a dor é insuportável.
- Eu não consigo mais mexer os braços direito, sinto muito incômodo - queixa-se ele, que trabalhava como recuperador de materiais cirúrgicos.
Demora
No dia 12 de dezembro do ano passado, Walmir, que mora no Bairro Guajuviras, recebeu do médico do posto de saúde o encaminhamento para agendar atendimento com um médico especialista.
Ele fez o procedimento correto, entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde e foi orientado a esperar porque eles ligariam avisando a data da consulta. Entretanto, o tempo está passando, a doença piorando, e Walmir não consegue fazer o tratamento adequado.
- Eu ligo para a secretaria todos os dias e eles só me mandam esperar. Mas já faz um ano e nada, até quando eu vou ter que suportar esse problema? - indaga o aposentado.
Gastos
Não bastasse a demora para ser chamado, Walmir precisa tomar diariamente o diclofenaco sódico, que é um anti-inflamatório, para amenizar o sofrimento da dor, e não recebe o benefício do governo.
- Eu gasto muito com remédio, porque eles não me dão no posto. Eu não posso ficar sem. Os caroços estão aumentando e eu não sei mais a quem recorrer - desabafa ele.
Segundo a Saúde, paciente não consta como prioridade
A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas informa que, conforme informações do sistema, que o especialista que o paciente aguarda é um reumatologista. Segundo a SMS, a na solicitação dele, não há informação ou descrição do caso, que não consta como prioridade, sendo que uma solicitação eletiva deve apresentar um CID especificando qual patologia.
A reumatologia é a sub especialidade mais demorada em Canoas, tendo demanda superior à oferta. Casos prioritários são marcados, e os demais casos como o do paciente aguardam marcação por critério cronológico. Atualmente, a secretaria está fazendo marcações por critério cronológico das solicitações de junho de 2013.