Seu problema é nosso
Falta de conscientização em Alvorada transforma rua em lixão
A prefeitura prometeu recolocar uma placa de proibido jogar lixo na Doutor João Inácio
A falta de colaboração da comunidade da Rua Doutor João Inácio, no Bairro Sumaré, em Alvorada, tem causado um enorme problema para quem quer manter o local limpo. Moradores desta e de outras ruas próximas têm depositado lixo quase em frente ao número 931, nos fundos da Escola Municipal de Primeiro Grau Idalina de Freitas Lima.
- Tem sujeira aos montes, lixo domiciliar, entulho, galhos de árvores. O mais triste é saber que é a própria vizinhança que faz esse despejo e deixa nossa via feia e mal cheirosa - desabafa a dona de casa Mirian Aparecida Bernardes, 47 anos.
Briga
Mirian conta que por conta do impasse entre a comunidade, a situação do acúmulo de lixo já foi até motivo de briga entre vizinhos. O que, segundo ela, a deixa mais preocupada.
- Uns querem que o local fique limpo e seja bem cuidado. Outros não se importam e acabaram brigando quando foram repreendidos - diz ela.
Regularmente, às segundas, quartas e sextas-feiras, o caminhão de recolhimento do município, passa na Doutor João Inácio para fazer a coleta. Entretanto, de acordo com Mirian, eles só levam o que está em sacos e na frente das casas. E o entulho continua lá, aumentando a cada dia.
Placa
Além disso, a moradora explica que havia no ponto uma placa de proibido jogar lixo, colocada pela prefeitura há algum tempo, mas que foi arrancada há cerca de dois meses, quando o problema voltou com força.
- Já era um péssimo hábito sujar a rua, mas depois que tiraram a placa ficou pior. Eu não sei quem foi, mas quem tirou não gostou da ação. Parece que preferem viver na sujeira, não consigo entender - reclama a dona de casa.
Pendência
No dia 12 de novembro, Mirian entrou em contato com a prefeitura de Alvorada e abriu um protocolo (número 6565) solicitando a troca de uma lâmpada e a limpeza da rua. Contudo, somente o poste ganhou a troca de iluminação, enquanto o outro pedido ficou apenas na promessa.
Entulhos foram retirados ontem
Ontem à tarde a prefeitura recolheu o lixo na Rua Doutor José Inácio. Posteriormente, uma placa de alerta sobre o depósito irregular será recolocada. Alvorada conta com um trabalho de sensibilização ambiental, o Porta a Porta. A equipe de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a atividade nesta rua, em outubro, quando a comunidade recebeu orientações sobre a separação e o descarte correto de lixo.
Foto: Arquivo pessoal/LeitorDG
A prefeitura informou sobre a Lei Municipal do Lixo. A legislação determina que os moradores devem denunciar descarte irregular de resíduos pelos números 3044-8706 ou 3044-8792.