Seu problema é nosso
Jovem deficiente enfrenta situação precária de rua para ir à escola em Porto Alegre
Smov garante que manutenção da via já está na programação da secretaria
O estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, Lucas Viegas Dutra dos Santos, 18 anos, tem tido problemas para ir à escola por conta das más condições da Rua 20, que é um beco de acesso à Rua Professor Carvalho de Freitas, no Bairro Glória, em Porto Alegre. A mãe do garoto, a camareira Michele Cristina Viegas Reis, 36 anos, explica que a via é uma lomba sem asfalto, e que Lucas tem dificuldades motoras do lado esquerdo do corpo em função de problemas no nascimento prematuro.
- A Kombi que o leva à escola não consegue subir a rua porque é muito íngreme, cheia de buracos, pedras e, quando chove, vira um lamaçal - conta Michele.
Apoio
A reivindicação da família é, principalmente, que a via seja pavimentada e tenha manutenção contínua. Para chegar até o veículo escolar, Lucas usa uma muleta para se apoiar. Quando chega na escola, uma cadeira de rodas está à espera para levá-lo até a sala de aula.
- Meu filho é um guerreiro, adora estudar, é esforçado. O problema é que a prefeitura não nos dá atenção. Se tivesse asfalto, a vida dele seria muito mais fácil, além de melhorar para toda vizinhança - afirma a mãe de Lucas.
Michele relata ainda que a Escola Estadual de Primeiro Grau Mané Garrincha atende às necessidades básicas dos alunos com deficiências físicas, o que para o menino já é uma vitória. Falta melhorar a chegada à escola.
Smov promete fazer manutenção na via
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), um serviço de manutenção com o objetivo de melhorar a trafegabilidade no local está na programação da secretaria. Essa demanda já entrou na programação das equipes da Smov.
Para encaminhar reclamações referentes à pavimentação de vias públicas, ligue para o 156, o Fala Porto Alegre. Guarde o protocolo da reclamação.