Seu problema é nosso
Praça em Porto Alegre precisa de revitalização
Acúmulo de lixo, brinquedos quebrados e falta de conscientização da comunidade são alguns problemas enfrentandos na Restinga
O vendedor Paulo Roberto Santos dos Santos, 36 anos, só tem um dia livre durante a semana: o domingo. O que era para ser um dia de descanso e lazer com a família passou a ser o tempo de dedicar-se ao serviço que a prefeitura, em tese, deveria fazer. Ele mora na Alameda G, na primeira Unidade da Restinga. Em frente, existe a Praça Dois da Super Quadra Dois. O local está coberto de lixo.
- Tem lixo domiciliar, entulhos, galhos, fezes de cavalo e cachorro. Eu não consigo viver assim, por isso eu e alguns vizinhos nos revezamos nos finais de semana para tentar amenizar a situação - conta o vendedor.
Ele compra os sacos de lixo para recolher o máximo que consegue. Às segundas, quartas e sextas, o caminhão do lixo passa regularmente, mas só leva o que estiver ensacado e na frente das casas.
- Eu prefiro gastar dinheiro e tempo do que morar em uma rua suja e não poder utilizar a praça - diz.
Mau exemplo
Além da falta de limpeza na área, os brinquedos não recebem manutenção há muitos anos.
- Não tem escorregador. Quebrou, e nunca mais colocaram um novo. Os balanços estão em péssimo estado, sem pintura, madeiras podres. As crianças não podem brincar, é uma vergonha - reclama Paulo.
Conforme o vendedor, existem duas famílias de vizinhos que juntam lixo alegando reciclagem. Porém, o que eles não querem, despejam no local de lazer e, além disso, queimam tudo ali mesmo. Não bastasse o descarte irregular, o cheiro é forte e ruim.
Revitalização
Paulo não se importa em ajudar na conservação da Praça Dois, desde que seja revitalizada.
- Falta conscientização da vizinhança. Esse é o nosso lar e todos devemos cuidar dele, mas o município deve fazer a parte dele também, afinal, pagamos nossos impostos para isso. Eu gostaria que fizessem um jardim ali, que deixassem o local bonito e agradável para os moradores - comenta ele.
O morador sugere que a ação Bota Fora, do DMLU, seja implementada também na Primeira Unidade da Restinga que, até o momento, não conta com o serviço.
Smam vai avaliar a situação da praça
A Smam informou que a praça recebe capina, varrição e recolhimento de lixo a cada 45 dias. A próxima ação será na primeira quinzena deste mês. A secretaria fará uma vistoria para avaliar o conserto ou substituição dos brinquedos.
A Assessoria Comunitária da Smam recebe propostas e sugestões de plantios, criação de jardins e interação da comunidade com a área verde pelo telefone 3289-7554. Para registrar reclamações na prefeitura, ligue para o Fala Porto Alegre, no 156.